A iniciativa aconteceu na semana mundial do brincar, com a proposta de casinhas da infância, onde foi buscada a valorização da prática do brincar pelos alunos de 3 a 5 anos, dos Anos Iniciais, e, com essa iniciativa, motivar os pais ou responsáveis a utilizarem recursos das próprias residências, como lençol, barbante, colchão e almofadas para criar casinhas e mostrar que existe a possibilidade de brincar com os filhos mesmo sendo adulto. O mesmo foi feito na escola, onde casinhas artesanais foram montadas para os alunos que vieram acompanhado dos pais e brincaram enquanto estes eram atendidos pela equipe pedagógica.
“Nossa equipe realizou a entrega de livros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dentro de uma sacola confeccionada e personalizada pelas professoras, para uso dos alunos que receberam com muita alegria em um momento de interação. Os alunos que participaram do desafio da semana mundial do brincar com a gravação de um vídeo narrando como brinca da sua brincadeira preferida, também receberam um brinde”, explicou a vice-diretora da Escola São João Bosco Juciara Costa.
Em outro local da escola, além dos atendimentos individuais de 15 a 20 minutos para cada pai ou responsável, com explicação de todo o roteiro de atividades da quinzena, juntamente com as atividades propostas especificamente da turma, foi criado o espaço do projeto “Nas Ondas da Leitura”. A proposta é incentivar e despertar as crianças quanto ao mundo da imaginação e leitura infantil com os livros do INEP, distribuído pela secretaria municipal de Educação.
O objetivo da escola, com os roteiros de aprendizagem, é também estimular aos pais o que fazer a mais para que seja alcançado o aprendizado essencial da criança.
Os professores da Escola São João Bosco estão na escola quinzenalmente, durante três dias na semana, das 8h30 às 16h em cada dia. “A nossa escola já está toda programa para o possível retorno presencial dos alunos, respeitando a quantidade de alunos por turma para que seja mantido o distanciamento necessário. As salas são amplas, com espaço adequado e arejado, sendo possível fazer o distanciamento. Em cada sala também a orientação é de uso permanente de máscaras. Temos reserva de álcool em gel, sabão líquido e máscaras para o público escolar (alunos, professores, pais)”, completou a vice-diretora.