HUMAN NETWORK DO BRASIL
  • Home
  • A HUMAN NETWORK DO BRASIL
    • História
    • Relatório Institucional
    • Seja um doador
  • Notícias
  • Cursos
  • Projetos
    • Centro Profissionalizante HNB
    • Escolinha de Futebol os Meninos de Ilhéus
    • AIAM - Associação Ilheense de Assistência a Menores
  • Contato

HNB profissionaliza 27 alunas no curso de cabeleireiro

22/11/2018

0 Comments

 
Picture
​O Centro Profissionalizante da Human Network do Brasil está a profissionalizar 27 alunas para o mercado de trabalho. Tradição na entidade há 19 anos, o curso continua sempre muito procurado e abrindo oportunidades para jovens que querem construir uma nova história e mudar de vida.

Iniciado no mês de agosto, com data para conclusão no dia 7 de dezembro, o curso é ministrado pela instrutora Valmária Peixoto, ex-aluna da Human Network do Brasil. Ela, que um dia foi aluna, hoje ministra o curso transmitindo os conhecimentos que adquiriu em sua formação e experiência profissional para outras pessoas que visualizam na área da beleza afinidade e oportunidade de desenvolvimento.

Picture
“Ao longo dos cursos, conheço alunas que construíram suas casas, cresceram e conquistaram suas remunerações trabalhando como cabeleireira, tendo como ponto de partida o curso de cabelo da Human Network do Brasil”, destaca Valmária.

A aluna Sueli Silva, maquiadora profissional, afirma que está amando o curso e que quis fazê-lo porque está se especializando em penteados, para agregar à sua atividade.  “Saber fazer uma boa hidratação, para uma escova bem feita e o cabelo ficar bonito, faz toda a diferença no resultado final do penteado”, disse.

O curso básico de cabeleireiro da Human Network do Brasil, é completo com os módulos de corte e escova com 80h, química de alisamento com 60h e colorimetria com 70h, além da parte teórica de cada módulo, segurança do trabalho e gestão empresarial.

Ao final dos módulos, são trabalhados todos os ensinamentos práticos com as modelos, recebidas ao longo da formação. “Ao concluir o curso, o ideal é buscar emprego nos salões de beleza, ou até trabalhar em casa. Depois que adquirir mais experiência, elas tem tudo para montar o próprio negócio”, orientou a instrutora.

“Venha fazer o próximo curso de cabeleireiro na HNB, em 2019. Para a pessoa começar na profissão, aqui é o lugar de aprender”, convidou a instrutora.

0 Comments

Aberta a 5ª Exposição de Presépios Natalinos do Mundo, em Ilhéus

21/11/2018

0 Comments

 
Picture

Por Anna Karenina MTB 4085/BA
 
A Casa de Arte Baiana (CAB) está com a Exposição de Presépios Natalinos do Mundo de 2018 aberta para visitas, em sua 5ª edição. Ilheenses, turistas e o público que se interessa por arte, artesanato, esculturas e natal, pode visitar a CAB para conhecer os presépios de diversos países, com a peculiaridade artística de cada lugar. A abertura da 5ª edição, realizada na tarde desta última terça-feira (20), além da presença do colecionador Michael Eckes, contou com a visita especial do Bispo Dom Mauro, Padre Damião, rotarianos, visitantes e amigos.
 
A cada ano, a exposição recebe novos presépios, como os do México, Argentina, Itália e Tirol Áustria, que chegaram nesta edição. Nos últimos 30 anos, Michael Eckes colecionou os presépios ao longo de suas viagens pelo mundo. De nacionalidade alemã, o colecionador despertou o hobby de colecionar presépios por incentivo do avô.
 
“O meu avô me deixou um presépio com figuras grandes e me disse: ‘você é meu neto preferido e vai receber esse presépio’. Ele morreu. Quando eu cheguei da escola e fui ver o presépio, ele não estava mais lá porque uma prima foi na casa com um carro, pegou as coisas dela e levou junto o meu presépio. Eu reivindiquei para meu pai o presépio que ela levou como meu. Meu pai respondeu: ‘o pai da sua prima morreu na guerra e você não vai dizer nada sobre o presépio’. Eu fiquei tão chateado que comprei um novo presépio e comecei a colecionar. Comprei um para minha família, depois um para cada um dos meus seis filhos. A cada viagem que fiz, fui colecionando esses presépios que estão todos aqui reunidos na Casa de Arte Baiana”, conta Eckes.
 
A ideia do colecionador é doar a sua coleção para uma instituição religiosa que leve adiante a cultura dos presépios natalinos, permitindo que exposições e visitas continuem a conhecer, mostrando a arte natalina dos países para mais e mais pessoas.
 
Para Michael Eckes, “é uma relação que começa desde pequeno, como criança que vai à Igreja e vê um presépio de Natal. É uma coisa bem especial que não tem durante o ano. Os invernos europeus são radicalmente frios. A luzes e as velas promovem um romantismo religioso que nos faz gostar de celebrar o Natal. A felicidade, os presentes, e a missa natalina em especial, formam uma relação única que alguém que não frequenta a missa de Natal, que não conhece isso, não vai entender. Tem pessoas que vêm aqui e perguntam ‘que coisa é essa?’, não adianta, não vai entender”. 
 
Eckes relembra quando desde os três anos recitava poemas decorados com a irmã e primos sobre a noite de Natal, na frente do presépio e de toda família. “Depois eu ganhava um presente. Isso acontece até hoje nas famílias da Alemanha por ser uma tradição há mais de 400 anos”, destacou.
 
A Casa de Arte Baiana está situada na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 76, Centro de Ilhéus. Visite a CAB e se encante com o espírito do Natal.

0 Comments

Comunidade Novo Céu leva capoeira para crianças em homenagem à consciência negra

20/11/2018

0 Comments

 
Picture
Por Anna Karenina MTB 4085/BA

​Comunidade Novo Céus de Cristãos Católicos (ANCCC), que cuida do projeto social da Escola Vida, Dignidade e Futuro, com 60 crianças carentes de 3 a 5 anos, no Iguape, em Ilhéus, lembrou o dia da consciência negra levando a prática da capoeira.

Os integrantes do grupo Águia Dourada integraram a iniciativa com uma roda de capoeira na sede da Escola. Alunos, pais e voluntários prestigiaram a apresentação em homenagem ao dia da consciência negra com a valorização da capoeira.

Os professores do grupo Águia Dourada testemunharam o benefício do esporte para o desenvolvimento humano, principalmente como meio de transformação social no sentido de afastar as crianças e jovens das drogas com a prática saudável e benéfica da capoeira.

O Coordenadora Pedagógica da Escola, Letícia Barbosa e o Coordenador da ANCCC, José Simão Duarte, agradeceram a participação do grupo em proporcionar com arte e educação, a experiência dos alunos em vivenciar a cultura. O grupo foi convidado a ministrar aulas para as crianças, e a ideia está sendo amadurecida para a oferta da capoeira para os alunos da Comunidade Novo Céu.

A Human Network do Brasil apoia o projeto da ANCCC, que tem como fundamento a educação.

Se você quer ajudar a Creche Novo Céu, entre em contato com o Coordenador José Simão (73) 98841-0990, 3639- 2827 ou 3639-3906. Seja um (a) novo (a) sócio (a). Conta Banco do Brasil da Associação Novo Céu Agência 3192-5, c/c 18565-5.

0 Comments

Comunidade Novo Céu mobiliza comunidade com projeto de extensão da UESC

20/11/2018

0 Comments

 
Picture
Por Anna Karenina MTB 4085/BA

​Por meio de um grupo de pesquisa do projeto de extensão do mestrado em Ciência da UESC, a atividade prática de uma pesquisa supervisionada pela professora Dra. Simone Guele do Departamento de Ciências Exatas, coordenada por Miguel Arcanjo, com um grupo de dez alunos, envolveu a comunidade do Iguape por meio da Comunidade Novo Céu de Cristãos Católicos para sanar a demanda mais urgente do local, o escoamento de esgotos diretamente no manguezal.

Com o levantamento das demandas do bairro e identificação de problemas, a iniciativa utiliza a tecnologia social para promover a autonomia da comunidade a fim de que repliquem os conhecimentos aprendidos no meio em que vivem.

Picture
“Pensando como possibilidade de sanar o problema dos esgotos no manguezal, o projeto tem trabalhado em sala de aula com as crianças, também junto aos moradores da comunidade. Vemos que a tecnologia social, com a construção de uma fossa séptica de baixo custo, pode resolver essa situação. A ideia desse projeto é desenvolver a autonomia na comunidade, ao fazer com as pessoas aprendam com a participação do processo de construção da fossa séptica, para então reaplicarem em suas casas, ruas e bairro”, enfatiza o coordenador Miguel.

Como funciona a fossa asséptica – Uma fossa séptica, como a utilizada pelos alunos do mestrado de Ciências da UESC no projeto social da Comunidade Novo Céu de Cristãos Católicos do Iguape, em Ilhéus, pode ser construída a um baixo custo, com um gasto de pequena monta estimado em duzentos e setenta reais. O processo de destinação do material orgânico que perpassa a fossa séptica até a chegada ao mangue, funciona da seguinte maneira:

Os dejetos seguem pelo cano e desembocam no primeiro taque. Na primeira bombona, ocorre o processo de ação das bactérias aeróbicas em contato com oxigênio, alimentando-se dos dejetos, fazendo a reciclagem da matéria orgânica. Todo o material sólido fica retido na primeira bombona. A parte líquida, vai para a segunda bombona, onde acontece o processo da ação anaeróbica das bactérias. Elas vão agir sem o oxigênio, consumindo os detritos ali existentes. A terceira bombona receberá um líquido menos sujo, que não é tão agressivo ao meio ambiente, que seguirá por uma valeta composta por um filtro, feito de brita e areia, onde é concluído o processo biológico, desaguando o líquido filtrado para chegar ao manguezal.

A matéria sólida que fica retida na primeira bombona, vai entrar em decomposição, deteriorada pela ação das bactérias. Com uma residência habitada por 2 a 3 pessoas, a primeira bombona pode ser limpa em uma média de 2 a 3 anos com a retirada do material, que possuirá um nível de contaminação bem minimizado, por meio de uma empresa especializada em limpeza ou pela logística da própria Embasa, que levará o conteúdo para uma Estação de Tratamento.

Picture
“A ideia da tecnologia social é justamente essa: utilizar materiais de baixo custo, acessíveis à comunidade e que seja eficaz”, explica o coordenador Miguel Arcanjo.
O projeto disponibiliza todos os materiais de apoio e impresso como meio de suporte para as pessoas que querem aplicar essa tecnologia social em suas vidas.

Os benefícios alcançados com a boa execução e adesão do projeto são a interrupção da poluição, promovendo, assim a regeneração e preservação do bioma do manguezal, de modo a impactar positivamente na atividade dos marisqueiros, pescadores e qualidade de vida das pessoas, uma vez que estarão menos suscetíveis a doenças, bem como a promoção da capacidade de transformação social do lugar, com a ação coletiva de indivíduos bem posicionados em um mesmo propósito, promover vida e saúde.

Picture
0 Comments

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SOCIAL: EM ILHÉUS, CONSTRUÇÃO DE FOSSA SÉPTICA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

20/11/2018

0 Comments

 
Picture
Por Anna Karenina MTB 4085/BA
​
A Associação Novo Céu de Cristãos Católicos (ANCCC) em parceria com a comunidade e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), tem realizado ações educacionais para proteção do meio ambiente e promoção da qualidade de vida de pessoas carentes. Por meio de oficinas, palestras e demonstrações técnicas, a iniciativa mobiliza 35 mães dos alunos da Escola Vida, Dignidade e Futuro, do Iguape, em Ilhéus, para aprendizagem da construção de fossa séptica, com aplicação de tecnologia social.

Com o projeto de Mestrado em Ciência da UESC, os voluntários da Novo Céu têm promovido a conscientização de mães e crianças a respeito da importância dos tratamentos de água e esgoto, com o objetivo de alcançar todos os moradores da comunidade local. A maioria dos canais de escoamento das residências desta localidade estão ligados diretamente ao mangue, com despejo dos dejetos diretamente no bioma, afetando, assim, o meio ambiente, a saúde e qualidade de vida das pessoas.

“As mães se envolveram tanto com a iniciativa, ao ponto de colocarem elas mesmas, a mão na massa, e se revezarem na construção da fossa séptica”, destaca a Coordenadora Pedagógica da Escola, Letícia Barbosa, integrante da iniciativa por meio do seu projeto e grupo de estudo do mestrado em Ciência da UESC, há 4 anos.

De acordo com o Coordenador da ANCCC, José Simão Duarte, “ao criarmos essa fossa séptica com valor muito acessível, algo em torno de duzentos e setenta reais, é possibilitado às pessoas promover a preservação do meio ambiente. Com cada um fazendo a sua parte, melhora o todo. O grande objetivo desse projeto é sair dos muros da escola e alcançar as pessoas de todo o entorno. Estamos disponíveis a ajudar com orientações e iniciação de como fazer essa fossa”. Simão destacou ainda que a Escola está aberta a receber profissionais e instituições com o objetivo e experiência de desenvolvimento de palestras para educação ambiental.

Segundo o Coordenador do projeto de extensão do mestrado em Ciência da UESC, Miguel Arcanjo, "destaco o empenho, colaboração e envolvimento das mães em se dedicarem a conhecer, na prática, esse processo". O projeto é supervisionado pela professora doutora Simone Guele, do Departamento de Ciências Exatas, com a proposta de envolver a comunidade na aplicação prática da pesquisa para sanar a demanda identificada como mais urgente, que é o escoamento de esgotos diretamente no manguezal.

A formação de pequenos mutirões para a limpeza das ruas, obtenção de recipientes para depósito de lixo, tem acontecido para melhorar condição de higiene e promoção de saúde no bairro. Quem quiser ajudar, é só buscar os voluntários da Comunidade Novo Céu.

A Human Network do Brasil apoia o projeto da ANCCC, que tem como fundamento a educação.

Se você quer ajudar a Creche Novo Céu, entre em contato com o Coordenador José Simão (73) 98841-0990, 3639- 2827 ou 3639-3906. Seja um (a) novo (a) sócio (a). Conta Banco do Brasil da Associação Novo Céu Agência 3192-5, c/c 18565-5.

0 Comments

Casa de Arte Baiana recebe a 5ª Exposição de Presépios Natalinos do Mundo

19/11/2018

0 Comments

 
Picture
A Casa de Arte Baiana (CAB) receberá nesta terça-feira, 20, a 5ª Exposição de Presépios Natalinos do Mundo, do colecionador Michael Eckes, reunindo presépios em miniaturas de diversos países, no corredor de visitação turística, em Ilhéus, Rua Antônio Lavigne de Lemos, 76, Centro.

Apreciadores da arte e interessados em conhecer diferentes imaginações, ideias e costumes através da arte natalina em presépios, podem iniciar a visitação a partir desta terça-feira (20).

​Presépios de países como a Áustria, México, Bolívia, Israel, Portugal, Chile, Rússia, Peru, Brasil, Polônia, entre outros abrilhantam a Casa de Arte Baiana, que está em clima de Natal.

0 Comments

HNB capacita mais uma turma de maquiagem

14/11/2018

0 Comments

 
Picture
Mais uma turma de maquiagem é capacitada no Centro Profissionalizante Human Network do Brasil, em Ilhéus. Quando o assunto é beleza, o interesse do público feminino desperta para adquirir técnicas e super dicas de maquiagem com a instrutora Helenilda Honoratto.

Mais do que uma prática que serve para a pessoa aplicar em si mesma, é um nicho de mercado que se houver interesse, foco e persistência, pode dar resultados promissores. A realidade é que muitas mulheres pensam que sabem se maquiar, mas na verdade não sabem.

A maior prova é quando na fotografia daquele casamento, 15 anos ou formatura, se destaca a cor da base que ficou em um tom diferente à cor da pele, o blush que ficou exagerado, o rosto que ficou muito branco, a sombra que ficou muito exagerada com o delineador, a sobrancelha que ficou apagada... Enfim, uma série de detalhes, que no final fazem a diferença para uma boa apresentação ou não.

No curso de maquiagem da Human Network do Brasil, você aprende a fazer uma maquiagem na medida certa, com precisão, e conhecimentos que podem ser o começo para você ser uma grane profissional maker.

Com os cursos profissionalizantes realizados na Human Network do Brasil, você adquire conhecimentos para organizar o próprio negócio, gerar renda e mudar a vida de verdade!
​

Human Network do Brasil 
#transformarvidas #ConstruirUmaNovaHistória
(73) 3231-3123. Rua Antônio Lavigne, 92, Centro, Ilhéus-BA.
​
Acesse www.facebook.com/HNdoBrasil | www.hnb.org.br | Siga-nos no Instagram: @humannetworkbrasil



0 Comments

    RSS Feed

    Categorias

    All

    Arquivo:

    November 2021
    October 2021
    September 2021
    August 2021
    July 2021
    June 2021
    February 2021
    December 2020
    October 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016
    February 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    October 2015
    September 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012
    September 2012
    July 2012

Powered by Create your own unique website with customizable templates.