HUMAN NETWORK DO BRASIL
  • Home
  • A HUMAN NETWORK DO BRASIL
    • História
    • Relatório Institucional
    • Seja um doador
  • Notícias
  • Cursos
  • Projetos
    • Centro Profissionalizante HNB
    • Escolinha de Futebol os Meninos de Ilhéus
    • AIAM - Associação Ilheense de Assistência a Menores
  • Contato

HNB denuncia morosidade da Justiça de Ilhéus

27/4/2013

0 Comments

 
A Human Network do Brasil (HNB), uma organização civil não governamental e sem fins lucrativos, têm sensibilizado meios de comunicação sobre a atual situação jurídica do Centro de Esportes, na Av. Esperança, propriedade desta ONG que era usada pelo Projeto Social Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus e que foi objeto de uma equivocada Reintegração de Posse. A TV Santa Cruz, o Programa Verdade Bem Dita da FM Conquista e campanha da ONG em rede social noticiaram recentemente o prejuízo que os alunos beneficiados pelo projeto vêm enfrentando, e, com as notícias, conseguiram sensibilizar a sociedade e autoridades, como o Vereador Ivo Evangelista, que se pronunciou na Rádio, e o Presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) de Ilhéus, Dr. Marcos Flávio Rhem. Há mais de 4 anos a ONG e a sociedade ilheense aguardam a sentença da 1ª Vara Cível de Ilhéus sobre a Petição - que alega este ser um caso de Embargo de Terceiro - apresentada no mesmo ano da Reintegração de Posse, em 2009.

De acordo com informações em rede social do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ilhéus, Dr. Marcos Flávio Rhem, o Juiz da 1ª Vara Cível do município é Dr. Cléber Roriz, com quem o Presidente agendará uma audiência para buscar a solução do problema. Durante a participação no programa de rádio, o Vereador Ivo Evangelista deixou claro, “Ilhéus não pode retroceder, não podemos deixar que um projeto como esse deixe de acontecer em nossa cidade e nem que os recursos sejam direcionados para outro município”, ao considerar a informação que o Diretor Adm. e Financeiro da HNB, José Brandt, colocou em entrevista de que “se esta situação não for resolvida, os doadores alemães, que ajudaram a financiar a construção do Centro de Esportes, já sinalizaram que podem cancelar as ajudas que destinam à Ilhéus, diretamente direcionadas aos projetos sociais”. 

De acordo com a Petição, o Centro de Esportes foi objeto de uma Reintegração de Posse equivocada, em que a Justiça de Ilhéus no cumprimento do mandado judicial concedeu a posse à INCON Construtora. O Advogado da HNB, Dr. Lélio Furtado, explica que “as medidas jurídicas adotadas apontam sempre no objetivo principal de comprovar que o terreno pertence, sem qualquer dúvida, à Human Network do Brasil”. Na Petição apresentada em 2009, consta que trata-se de um caso de Embargo de Terceiro – quando uma pessoa ou empresa é despojada da posse de seus bens por ato judicial sem que seja parte do processo.

Isto porque, a INCON moveu há mais de 13 anos uma ação com pedido de Reintegração de Posse contra mais de 30 ocupantes que habitavam na área pertencente à mesma, que é próxima ao Centro de Esportes, caracterizando-se, segundo o processo, invasão coletiva. Ou seja, a referida ONG nada tem a ver com a ação judicial que a INCON moveu e, por intervenção da 1ª Vara Cível de Ilhéus, a HNB sofreu as consequências com o mandado judicial no Centro de Esportes, com efeitos degradantes, tendo-se em vista que 300 crianças e jovens carentes do município foram afetados diretamente por utilizarem este patrimônio.

O terreno, de 7.612 m², foi comprado legalmente em 2002 e a construção do Centro de Esportes foi iniciada no mesmo ano e concluída em 2005, quando começou a ser utilizado pelos alunos do projeto. A área foi adquirida legalmente, conforme comprova a escritura de compra e venda lavrada no Cartório do 1º Ofício de Notas de Ilhéus e registrada no competente Cartório de Registro de Imóveis.

“Apresentamos toda a documentação exigida pela Prefeitura Municipal de Ilhéus para fazermos a construção, atendendo a todos os requisitos legais, desde os documentos comprobatórios de compra do terreno, plantas, responsável técnico, ART-CREA, dentre outros, para a realização das obras, culminando com a liberação do ‘Habite-se’, documento fornecido pela Prefeitura e averbada no Cartório de Registro de Imóveis, tudo dentro da legislação vigente”, afirma o Diretor Administrativo e Financeiro da HNB, Sr. José Brandt Filho. Ele destaca ainda que este patrimônio foi construído com o apoio financeiro da família Rechenberg, de Munique, da Alemanha, e da empresa Stock Licores, sediada no Brasil. Os investimentos com as benfeitorias feitas superam a ordem de quatrocentos mil reais, valores da época, que se atualizarmos, hoje chegariam a mais de um milhão de reais.

Com a finalidade de promover a cidadania à juventude, através da inclusão social por meio do esporte, o Centro de Esportes foi utilizado até 2009, quando o Projeto Social que era ali desenvolvido foi obrigado a interromper suas atividades devido à ação judicial. Crianças e adolescentes de 8 a 18 anos estão sendo prejudicados por não poderem, há mais de 4 anos, treinar no Centro de Esportes que foi construído para eles. Por enquanto os jovens têm realizados as atividades na Av. Litorânea, no Malhado, um lugar desapropriado, com solo irregular, expostos aos riscos da rua, sem a devida privacidade e estrutura que necessitam para treinar.Hoje, o Centro de Esportes está completamente abandonado, tomado pelo matagal e com sua estrutura comprometida.

A Human Network do Brasil é uma ONG que em 13 anos apoiou em Ilhéus e região mais de 60 projetos e investiu mais de 9 milhões em iniciativas sociais voltadas para a educação, desenvolvimento humano, esporte e cultura.
Assista o vídeo e veja a amplitude deste caso: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=g8lXdRlQDNk

0 Comments

Repercussão: ONG vai ao Programa Verdade Bem Dita denunciar morosidade da Justiça de Ilhéus

26/4/2013

0 Comments

 
José Brandt, o Diretor Adm. e Financeiro da ONG Human Network do Brasil (HNB) concedeu entrevista hoje (26) ao locutor Demmys Dorea, na Rádio FM Conquista, de Ilhéus. Assista o vídeo ao lado que ilustra toda a situação do Centro de Esportes da HNB.

Após a repercussão nos meios de comunicação regionais, com veiculação de matérias na TV Santa Cruz e em veículos de webjornalismo de Ilhéus e região, a situação do Centro de Esportes da HNB, localizado na Av. Esperança (ao lado do Colégio Modelo), tem chamado cada vez mais atenção da sociedade, e, hoje (26), foi o tema da entrevista no Programa Verdade Bem Dita.

O Diretor Adm. e Financeiro da Organização, José Brandt, explanou na entrevista sua preocupação com a situação jurídica do Centro de Esportes. Ele explicou que “há mais de quatro anos aguardamos a Justiça de Ilhéus dar uma resposta à Petição que apresentamos em 2009, quando o terreno em que se encontra o Centro de Esportes, uma propriedade que foi legalmente comprada por nossa Organização, se tornou alvo de uma equivocada Reintegração de Posse, concedida à INCON Construtora. Lá funcionava o Projeto Social Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, que atendia em média 300 crianças e jovens carentes de Ilhéus com aulas de Futebol, entre outras atividades, como dança afro, cursos de pintura, artesanato, informática, reforço escolar etc”.

Atualmente o Centro de Esportes está abandonado, e há mais de 4 anos os alunos do projeto estão sendo prejudicados porque estão treinando em lugar desapropriado, enquanto a Justiça de Ilhéus não dá o seu parecer à Petição. Este requerimento apresentado por nosso Advogado atesta que tal terreno foi objeto de equivocada Reintegração de Posse, caracterizando-se um caso de Embargo de Terceiros.
A Human Network do Brasil é uma ONG que em 13 anos apoiou em Ilhéus e região mais de 60 projetos e investiu mais de 9 milhões em iniciativas sociais voltadas para a educação, desenvolvimento humano, esporte e cultura.

A presença da Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, também foi importante durante a entrevista. Sensibilizada com a causa, salientou a responsabilidade pública municipal em dar atenção à este fato, ao tecer forte chamamento às representações do legislativo. E surtiu efeito. O Vereador Ivo Evangelista, por telefone, deixou bem claro, “Ilhéus não pode retroceder, não podemos deixar que um projeto como esse deixe de acontecer em nossa cidade”, ao considerar a informação que o Diretor Adm. e Financeiro colocou de que “se esta situação não for resolvida, os doadores alemães, que financiaram a construção do Centro de Esportes, podem cancelar as ajudas que destinam à Ilhéus, que são diretamente direcionadas aos projetos sociais”. Principalmente se considerarmos as benfeitorias que foram feitas após a compra do terreno, que ultrapassam de R$400.000,00, valor este, que se corrigido atualmente chega a R$1.000.000,00 (um milhão de reais).

Além disso, uma cidadã, Paula, residente do Teotônio Vilela, ligou para o programa fazendo um apelo, para que resolvam esta situação, destacando a importância e o bem que esses projetos surtem socialmente.

Fonte: Ascom HNB

0 Comments

Situação do Centro Esportivo da HNB gera repercussão social e é exibida no Jornal da Manhã, na TV Santa Cruz, Rede Bahia de Televisão

20/4/2013

0 Comments

 
Os alunos beneficiados pelo Projeto, crianças e jovens carentes de Ilhéus-BA, sequer poderiam imaginar que um sonho tão sonhado, treinar em um campo de futebol com estrutura adequada para a prática esportiva, pudesse se transformar em um verdadeiro pesadelo. 

Localizado em terreno na Avenida Esperança, o Centro Esportivo, onde acontecia o Projeto Social Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, foi tema de matéria veiculada no Jornal da Manhã, da TV Santa Cruz, em 10 de abril de 2013. O caso tem gerado repercussão social e pessoas indignam-se com o atual estado do Centro Esportivo, na Avenida Esperança, em Ilhéus. Mais de 300 crianças e jovens estão sendo prejudicados por não poderem, há mais de 4 anos, treinar no campo de futebol construído para uso do Projeto Social Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, através da Associação Brasileira para o Desenvolvimento Comunitário Human Network do Brasil (HNB). Entidades sociais, representações políticas e a sociedade civil têm se mobilizado para reverter o quadro por a fim de que as crianças e jovens contemplados voltem a treinar no Centro Esportivo, o que lhes é de direito, a cidadania, e a referida Associação recupere o Centro Esportivo. Assista a matéria ao fim desta reportagem

Construído através da Associação Brasileira pelo Desenvolvimento Comunitário Human Network do Brasil (HNB), com recursos financeiros de uma rede de doadores, a família Rechenberg, de Munique, na Alemanha, e da empresa Stock Licores, sediada no Brasil, depois de construído e de 4 anos de uso pelo Projeto Social Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, o Centro Esportivo, na Avenida Esperança, foi  alvo de um cumprimento supostamente equivocado de mandato de Reintegração de Posse pela Justiça de Ilhéus.

O terreno da HNB está em completo abandono desde 2009, quando houve a intervenção judicial. Os esforços jurídicos da HNB apresentaram neste período uma petição que alega ter sido tal propriedade um objeto de Embargos de Terceiros - medida processual posta à disposição de quem, não sendo parte no processo, sofre turbação ou esbulho, na posse de seus bens por ato de apreensão judicial.

Devido à morosidade do caso não ter sido sentenciado pela 1ª Vara Cível de Ilhéus – já passam de 4 anos -, o Centro Esportivo está completamente abandonado e tomado pelo matagal. E o que é pior, os alunos do referido Projeto Social treinam em lugar desapropriado, expostos aos riscos da rua, sem a devida privacidade e estrutura que necessitam para treinar.

Para se aprofundar sobre as informações do processo, acesse o link:

http://www.hnb.org.br/2/post/2013/03/demanda-judicial-300-crianas-e-jovens-carentes-prejudicados-em-ilhus.html
0 Comments

Construção de salas para cursos profissionalizantes vai beneficiar comunidade da Av. Princesa Isabel

15/4/2013

0 Comments

 
 Imagem
A Human Network do Brasil continua trabalhando para a promoção da cidadania. E desta vez, é através da construção de salas para cursos profissionalizantes, situadas em região de comunidade carente de Ilhéus, a Avenida Princesa Isabel, que a Organização continua a missão de fomento ao desenvolvimento social por meio da educação.

As três salas de cursos profissionalizantes estarão prontas para funcionamento após a reforma da Capelania São Paulo Apóstolo, onde estão localizadas. A obra é acompanhada pela Arquiteta Simone Flores desde o início da reforma, que foi iniciada em dezembro de 2011. A previsão é que até meado de 2014 a Capelania, dirigida pelo Pe. Cristo, esteja completamente reformada para o uso comunitário, tornando-se um ponto de referência com as salas para cursos profissionalizantes.

“Há mais de quatro anos viemos desenvolvendo um trabalho social voltado para famílias carentes, com a distribuição de cestas básicas que a própria comunidade doa para ajudar a quem precisa. Com as salas de cursos profissionalizantes vamos estender ainda mais a potencialidade social, porque várias atividades poderão ser desenvolvidas nas salas para os cursos, como por exemplo, a formação profissional de músicos”, explica o Padre Cristo.

A Capelania São Paulo Apóstolo tem 37 anos e funcionava inicialmente como Capela da Paróquia Santa Rita. Com a chegada do Padre Cristo, há quatro anos, a Capelania São Paulo Apóstolo foi desmembrada, ganhou uma participação maior da comunidade em suas atividades e está prestes a se tornar Paróquia. Enquanto está em reforma, as celebrações religiosas têm acontecido em local provisório na mesma região.


0 Comments

Vai dar pano pra manga! Inscrições abertas para o Curso de Confecção e Malha no Centro Human Network do Brasil!

14/4/2013

0 Comments

 
 Imagem
Abertas as inscrições para mais um curso! Desta vez é o curso profissionalizante de Confecção e Malha, que será promovido durante 13 dias de aulas práticas na sede do Centro Profissionalizante Human Network do Brasil, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Você que já fez o Curso de Corte e Costura ou tem noção desta prática, esta é a sua oportunidade para se aperfeiçoar com o curso de Confecção e Malha! As aulas se iniciam em 3 de junho de 2013 e vão até o dia 19 do referido mês. Para realizar a sua inscrição é necessário possuir idade mínima de 18 anos, escolaridade mínima do Ensino Fundamental completo, apresentar os documentos originais com as xérox do RG, CPF, comprovante de residência e atestado escolar do Ensino Fundamental completo.

A sede da Human Network do Brasil localiza-se na Rua Antônio Lavigne de Lemos, nº 92-A, no Centro de Ilhéus.

Maiores informações ligue: (73) 3231-3123


0 Comments

Curso de Garçom e Garçonete começa em maio. Inscrições abertas!

13/4/2013

0 Comments

 
 Imagem
Estão abertas as inscrições para um novo Curso de capacitação! O Centro Profissionalizante Human Network do Brasil (HNB) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), vai promover o curso gratuito de Garçom e Garçonete através do Programa SENAC de Gratuidade (PSG), na Escola Dom Bosco, no distrito do Banco da Vitória, em Ilhéus, de 13 de maio de 2013 e até 24 de julho deste ano. As inscrições seguem até o dia 2 de maio de 2013. Portanto, aproveite a oportunidade e faça logo a sua inscrição!

Para se inscrever é preciso ter idade mínima de 18 anos, escolaridade com Ensino Fundamental Completo, e apresentar no ato da matrícula as xérox dos documentos de RG, CPF, comprovante de residência e atestado escolar do Ensino Fundamental Completo.

A Escola Dom Bosco fica na Rodovia Ilhéus-Itabuna, no km 9, distrito do Banco da Vitória.

0 Comments

Da Alemanha para o Brasil: HNB entrega uniformes doados pelo time FSV Mainz 05 à Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus

13/4/2013

0 Comments

 
 Imagem
A Human Network do Brasil (HNB) entregou ao Projeto Social Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, na última terça-feira, 9 de abril de 2013, os uniformes doados por representantes do time FSV Mainz 05, da Alemanha. O Fundador da HNB, Michael Eckes, e a Presidente da Organização, Maria Rosa, receberam a doação na Alemanha, durante o mês de março.
De volta ao Brasil, a HNB realizou a entrega dos uniformes no campo de treino provisório, bairro do Malhado, que foram recebidos com muita alegria pelos alunos do Projeto Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus. O Coordenador do Projeto beneficiado, Senhor Luís, afirma, "é uma grande satisfação ver o entusiasmo desses jovens. A atenção que é dada pela rede de doadores da HNB realmente é transformada em desenvolvimento para as nossas crianças, que encontram através das condições oferecidas para a prática esportiva, uma oportunidade para se desenvolverem seres humanos e cidadãos".
A Human Network do Brasil em nome do Projeto Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus ede todos os alunos contemplados, agradece aos nossos patrocinadores pelos lindos uniformes. Muito obrigado! 
Seguem as fotos abaixo.

Infelizmente o Projeto da Escolinha de Futebol, e mais de 300 crianças e adolescentes, estão sendo prejudicados por não poderem treinar no Centro Esportivo que foi construído no ano de 2005, financiado pela rede de doadores da HNB, na Av. Esperança, em Ilhéus.  
Por um mandado judicial, a Vara Cível de Ilhéus expediu a imediata Reintegração de Posse no ano de 2009, do terreno em que foi construído o Centro Esportivo, com um campo de futebol e sede de instalações com vestiário e banheiros. A HNB, há mais de 4 anos luta na Justiça pelo reapropriamento do terreno, em que é alegado pelo Advogado da Organização, um caso de Embargo de Terceiros. Enquanto isso, o terreno encontra-se totalmente abandonado. Os alunos da Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, projeto de amplo benefício social, assim como a sociedade civil de Ilhéus aguarda há 4 anos a decisão da 1ª Vara Cível de Ilhéus.

0 Comments

I Encontro HNB foi sucesso

3/4/2013

1 Comment

 
 Imagem
O I Encontro da Human Network do Brasil (HNB) realizado na Academia de Letras de Ilhéus, no dia 26 de março de 2013, foi bastante proveitoso. Além de atingir o objetivo de apresentação das principais ações desenvolvidas pela Organização ao longo dos 13 anos de jornada, e contar com a presença de representantes de entidades sociais e do Governo Municipal, o evento alcançou o êxito de conscientizar a todos presentes sobre a atual situação jurídica do Centro Esportivo da Avenida Esperança da HNB, que o Projeto Social, Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, utilizava. Hoje encontra-se desapropriado pela Justiça de Ilhéus e em estado de total abandono. Para saber mais sobre a situação do terreno da HNB acesse: http://www.hnb.org.br/2/post/2013/03/demanda-judicial-300-crianas-e-jovens-carentes-prejudicados-em-ilhus.html

A presença dos membros da HNB, como a Presidente Maria Rosa Góes Oliveira, o Diretor Administrativo e Financeiro, José Brandt, os Coordenadores Overland Santana e Jussara Antunes, e de parceiros, como Thadeu Gonçalves, foi de suma relevância para o Encontro, assim como do Advogado Lélio Furtado Jr., de amigos, do Coordenador do Projeto Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, Senhor Luís, e de ex-alunos Roberto e Ruan, beneficiados com os recursos subsidiados pela HNB, no Projeto de Futebol que fizeram parte.

Destacamos as participações ilustres do Ex-vereador Sr. Nizan Lima e do atual Vereador Jamil Ocke, que se sensibilizaram pela causa social e se colocaram à disposição a auxiliar no que preciso para o bem coletivo da sociedade ilheense, mobilizados a contribuir no processo de conscientização e do esmero de esforços sociopolíticos para a recuperação do Centro de Esportes.

Agradecemos a participação de todos e contamos desde já com o apoio da sociedade civil, para que juntos, reconquistemos o uso do Centro Esportivo da Avenida Esperança.

Fonte: Ascom HNB

1 Comment

    RSS Feed

    Categorias

    All

    Arquivo:

    November 2021
    October 2021
    September 2021
    August 2021
    July 2021
    June 2021
    February 2021
    December 2020
    October 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016
    February 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    October 2015
    September 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012
    September 2012
    July 2012

Powered by Create your own unique website with customizable templates.