Antes que esta legislação e outros dispositivos legais viessem a tratar de matérias específicas sobre a educação profissional no Brasil, uma história de educação e trabalho na sociedade brasileira foi permeada até que se chegasse ao modelo atual. Sem dúvidas, a parceria entre instituições sociais que têm a educação como pilar para o desenvolvimento comunitário, é determinante na colaboração com o Estado para a efetivação dos direitos fundamentais previstos na Constituição. Na Bahia, a educação profissional tem a sua importância atualizada todos os dias através de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que também em conjunto com organizações, a exemplo, a Human Network do Brasil (HNB), em Ilhéus, corrobora para uma maior intensificação de pessoas atendidas na educação profissionalizante.
No final da segunda guerra mundial, em 1946, foi criado o SENAC. Desde então, esta instituição está voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo, uma organização respeitável, destinada a organizar, administrar e desenvolver no Brasil escolas de aprendizagem comercial e diversos programas voltados para a educação. De acordo com a Pedagoga e Gerente do SENAC na Bahia, Graça Rocha, ao lado da Supervisora Pedagógica, Silvana Machado, a “nossa grande missão é educar para o trabalho. Começamos com uma formação mais voltada para o menor aprendiz, e aos poucos o novo cenário e as demandas do mercado foram exigindo nossa adequação com novos produtos para atender as diversas demandas da sociedade. Aqui na Bahia, a área de turismo, hospitalidade e lazer, é muito forte, por ser um Estado que tem uma vocação turística bastante ampla”.
Atualmente, a unidade contempla na Bahia 14.000 alunos por ano no atendimento a uma área que abrange 50 municípios, além das cidades circunvizinhas, já tendo alcançado uma marca de 30.000 pessoas atendidas ao ano. Estes dados demonstram o poder de alcance para a juventude e os efeitos sociais para o trabalho. A gerente Graça Rocha explica que o resultado é colocação de pessoas no mercado de trabalho através do banco de oportunidades, porque o mercado demanda muitas ofertas de emprego e as empresas utilizam muito a mão de obra qualificada. Segundo Graça, verifica-se a mudança de paradigma das pessoas, elevação de autoestima, mudança de ordem pessoal e financeira da família. Pessoas que antes tinham poucos acessos, com a educação profissional agora podem se realizar.
Um dos fatores significativos para o cumprimento desta missão reside nas parcerias que são estabelecidas com instituições, como organizações não governamentais, associações, instituições religiosas, prefeituras e sindicatos.
“A Human Network do Brasil é uma instituição parceira do SENAC há 13 anos e desenvolve um trabalho sério e competente. Graças a HNB o SENAC consegue trazer muita coisa boa em formação profissional para a comunidade aqui assistida. Para esta relação, temos como princípios a amorosidade, confiança, identidade, transparência e respeito”, afirma a gerente Graça Rocha, que também destacou a parceria do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Ilhéus, na pessoa do Presidente Sr. Antônio Costa, como representação da Federação do Comércio do Estado da Bahia no interior.
De acordo com a Presidente da Human Network do Brasil, Maria Rosa Oliveira, esta relação institucional é de alta relevância e muito prezada por nós todos, porque é desenvolvida na mesma sintonia e objetivo que é transformar vidas, possibilitando pessoas de Ilhéus a se desenvolverem em algumas áreas comerciais através da educação profissionalizante.