HUMAN NETWORK DO BRASIL
  • Home
  • A HUMAN NETWORK DO BRASIL
    • História
    • Relatório Institucional
    • Seja um doador
  • Notícias
  • Cursos
  • Projetos
    • Centro Profissionalizante HNB
    • Escolinha de Futebol os Meninos de Ilhéus
    • AIAM - Associação Ilheense de Assistência a Menores
  • Contato

A educação profissionalizante e a importância da parceria entre instituições na Bahia

28/8/2014

0 Comments

 
Picture
 “A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia”, é o que informa a Lei de Diretrizes e Bases, de nº 9394/96, disposto do artigo 39.

Antes que esta legislação e outros dispositivos legais viessem a tratar de matérias específicas sobre a educação profissional no Brasil, uma história de educação e trabalho na sociedade brasileira foi permeada até que se chegasse ao modelo atual. Sem dúvidas, a parceria entre instituições sociais que têm a educação como pilar para o desenvolvimento comunitário, é determinante na colaboração com o Estado para a efetivação dos direitos fundamentais previstos na Constituição. Na Bahia, a educação profissional tem a sua importância atualizada todos os dias através de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que também em conjunto com organizações, a exemplo, a Human Network do Brasil (HNB), em Ilhéus, corrobora para uma maior intensificação de pessoas atendidas na educação profissionalizante.

No final da segunda guerra mundial, em 1946, foi criado o SENAC. Desde então, esta instituição está voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo, uma organização respeitável, destinada a organizar, administrar e desenvolver no Brasil escolas de aprendizagem comercial e diversos programas voltados para a educação. De acordo com a Pedagoga e Gerente do SENAC na Bahia, Graça Rocha, ao lado da Supervisora Pedagógica, Silvana Machado, a “nossa grande missão é educar para o trabalho. Começamos com uma formação mais voltada para o menor aprendiz, e aos poucos o novo cenário e as demandas do mercado foram exigindo nossa adequação com novos produtos para atender as diversas demandas da sociedade. Aqui na Bahia, a área de turismo, hospitalidade e lazer, é muito forte, por ser um Estado que tem uma vocação turística bastante ampla”.

Atualmente, a unidade contempla na Bahia 14.000 alunos por ano no atendimento a uma área que abrange 50 municípios, além das cidades circunvizinhas, já tendo alcançado uma marca de 30.000 pessoas atendidas ao ano. Estes dados demonstram o poder de alcance para a juventude e os efeitos sociais para o trabalho. A gerente Graça Rocha explica que o resultado é colocação de pessoas no mercado de trabalho através do banco de oportunidades, porque o mercado demanda muitas ofertas de emprego e as empresas utilizam muito a mão de obra qualificada. Segundo Graça, verifica-se a mudança de paradigma das pessoas, elevação de autoestima, mudança de ordem pessoal e financeira da família. Pessoas que antes tinham poucos acessos, com a educação profissional agora podem se realizar.

Um dos fatores significativos para o cumprimento desta missão reside nas parcerias que são estabelecidas com instituições, como organizações não governamentais, associações, instituições religiosas, prefeituras e sindicatos.

“A Human Network do Brasil é uma instituição parceira do SENAC há 13 anos e desenvolve um trabalho sério e competente. Graças a HNB o SENAC consegue trazer muita coisa boa em formação profissional para a comunidade aqui assistida. Para esta relação, temos como princípios a amorosidade, confiança, identidade, transparência e respeito”, afirma a gerente Graça Rocha, que também destacou a parceria do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Ilhéus, na pessoa do Presidente Sr. Antônio Costa, como representação da Federação do Comércio do Estado da Bahia no interior.

De acordo com a Presidente da Human Network do Brasil, Maria Rosa Oliveira, esta relação institucional é de alta relevância e muito prezada por nós todos, porque é desenvolvida na mesma sintonia e objetivo que é transformar vidas, possibilitando pessoas de Ilhéus a se desenvolverem em algumas áreas comerciais através da educação profissionalizante.


0 Comments

As escolas profissionalizantes no Brasil e na Alemanha

28/8/2014

0 Comments

 
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Antes que a profissionalização chegasse com vigor no Brasil, esta cultura já era tradição e genuína na Alemanha, país com posição de quarta potência na economia mundial. Enquanto que no Brasil, a história da educação profissional remonta os anos de 1800, na Alemanha, tem-se notícia que a prática vem desde a Idade Média.

No idos de 1800, foi adotado no Brasil o modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros, em que as crianças e os jovens eram encaminhados para casas para receber instrução primária e aprender ofícios de tipografia, encadernação, alfaiataria, tornearia, carpintaria, sapataria, entre outros. Em 1808, foi criado por D. João VI com a chegada da família real portuguesa, o Colégio das Fábricas, o primeiro estabelecimento instalado pelo poder público, com o objetivo de atender à educação dos artistas e aprendizes vindos de Portugal. Cem anos mais tarde, foi iniciado no Brasil pelo Presidente do Estado do Rio de Janeiro (os governadores à época), Nilo Peçanha, o ensino técnico em 1906, em que quatro escolas profissionais foram criadas em Campos, Petrópolis, Niterói, e Paraíba do Sul, sendo as três primeiras, para o ensino de ofícios e a última à aprendizagem agrícola. 1906 foi um ano chave para a consolidação do ensino técnico-industrial no país, onde foram formadas inicialmente dezenove “Escolas de Aprendizes Artífices”, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito em diferentes unidades federativas, sob a jurisdição do Ministério dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio.

Atualmente, tanto a Constituição Federal quanto a nova Lei de Diretrizes e Bases, situam a educação profissional na confluência dos direitos do cidadão à educação e ao trabalho. O SEBRAE, SENAC, SENAI, SESC e o SESI são instituições e organizações que atualmente no Brasil desempenham um papel de educação voltada para a profissionalização, e compõe o Sistema "S". Todas estas entidades se referem ao setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas que



tem como objetivo, melhorar e promover o bem estar de seus funcionários, na saúde e no lazer, como também disponibilizar uma boa educação profissional. As instituições do Sistema S não são públicas, mas recebem subsídios do governo. São varias as organizações que compõe o sistema S, algumas delas são subordinadas à Confederação Nacional da Indústria, outras a Federação do Comércio.

Já na Alemanha, o início das escolas profissionalizantes está relacionado ao treinamento dos aprendizes por seus mestres nas corporações de ofícios, no período da Idade Média. A partir da segunda metade do século XIX, a profissionalização ganhou força com a era industrial, e o modelo da qualificação de mão de obra foi mais intensificado, tendo sido regulamentado em 1969 com o estabelecimento das diretrizes de formação dual, com fortes raízes na cultura alemã.

Atualmente, a maioria dos alunos, 60% dos jovens, preferem continuar os estudos em escolas profissionalizantes. Muitos estão matriculados em cursos técnicos que utilizam esse sistema dual de aprendizagem: alia-se a educação na escola profissionalizante ao estágio remunerado em empresa. O período varia de 1 a 3 anos, com aulas de uma a duas vezes por semana na escola e três ou quatro dias de estágio na empresa.

Berufschulen, as escolas profissionalizantes, preparam o jovem para o exercício de uma profissão oficialmente reconhecida, com formações teórica (na escola) e prática (no trabalho).
A relação é monitorada por associações empresariais e órgãos do governo e da sociedade civil.
0 Comments

HNB apoiou VI Festival Beneficente do Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado

18/8/2014

0 Comments

 
Imagem
A Human Network do Brasil (HNB) apoiou o VI Festival de Tortas promovido pelo Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado com doação tortas, realizado neste último sábado (16), no Iate Clube de Ilhéus. As instrutoras do curso de culinária Thelma Honorato e Sales Barreto, ao lado da Presidente Maria Rosa Oliveira, confeccionaram cinco tortas salgadas com ingredientes subsidiados pela HNB. Um público de aproximadamente 380 
pessoas, como empresários, rotaractianos e interactianos, amigos do Rotary, a imprensa e familiares, participaram do evento beneficente, no deguste de diversos tipos de tortas, entre doces, salgadas e geladas.

Marcado pelo caráter filantrópico, o Festival de Tortas tornou-se tradição no Club de Ilhéus Jorge Amado em 2007, quando a primeira edição foi realizada. A iniciativa tem por finalidade apoiar projetos e ações sociais. Nesta sexta edição, de acordo com informações da Vice-Presidente France Anne Lopes Gois Nolasco, “ficou decidido em votação da última assembléia, que os recursos arrecadados no VI Festival de Tortas, serão direcionados para contemplar a comunidade do Rio do Engenho, com o foco na educação”.

A Presidente Maria Rosa Oliveira, em nome do Club de Ilhéus Jorge Amado agradece a todos os colaboradores e aos que participaram no VI Festival de Tortas. “Juntos e com a boa vontade podemos fazer a diferença na comunidade”, destacou a Presidente.
0 Comments

Felicitações à Nilda!

13/8/2014

0 Comments

 
Imagem
Dia 16 de agosto é o aniversário da colaboradora Nilda.

Nos serviços gerais, Nilda cumpre bem a sua função. Com seu jeito simples e prestativo, ela conquista a todos seja no saboroso café que prepara e aconchega-nos nas melhores horas da manhã ou da tarde para um intervalo nas jornadas de trabalho, seja nos cumprimentos de bom dia, em sua companhia e boa vontade que dispõe em sempre fazer o que pode para ajudar.

Nilda, reconhecemos sua presença e dedicação. Parabéns pelo seu dia, que você seja presenteada com muita saúde, paz, amor, prosperidade e bençãos.

São os votos da Human Network do Brasil!
0 Comments

Inscreva-se: Cursos e oficinas profissionalizantes oportunizam geração de renda

7/8/2014

0 Comments

 
A capacitação e profissionalização têm sido alternativas para pessoas que buscam aprender uma atividade e adquirir conhecimentos em uma área para gerar renda. É pensando nos jovens e pessoas de visão com vontade de trabalho, que a Ong Human Network do Brasil, abre em Ilhéus inscrições para 11 cursos e oficinas nas áreas de estética e culinária para maiores de 18 anos, promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Maquiagem, depilação, limpeza de pele, design em sobrancelhas, cocada moda e tapioca, doces finos, salgados para coquetéis, tortas doces e salgadas, trufas, bolos decorados e salgados folhados são as opções para quem quer aprender e desenvolver uma atividade.
Imagem
Pessoas maiores de 18 anos  com escolaridade mínima do Ensino Fundamental incompleto ou Médio, podem se matricular, com apresentação da cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência, histórico ou atestado escolar e pagamento da taxa única do curso ou oficina de interesse, discriminadas a seguir. Os cursos são realizados na sede da Human Network do Brasil, que fica na Rua Antônio Lavigne de Lemos, nº 92-A, Centro, Ilhéus/BA.

De acordo com a Assessora da instituição, Anna Karenina, “as contratações com carteira assinada têm diminuído muito, o que demonstra que os empregos formais não devem ser o único foco quando o assunto é geração de renda. Muitas pessoas ficam na dependência de uma colocação empregatícia e ainda não abriram o pensamento para grandes oportunidades de empreendedorismo em áreas que decorrentemente são presentes na economia e com uma boa demanda se bem souberem conduzir”. Anna aproveita e convida os jovens para conhecerem a Human Network do Brasil, uma instituição comprometida com o desenvolvimento social e a transformação de vidas.

Imagem
Confira abaixo as informações dos cursos e oficinas:

Maquiagem

Início: 11/08 a 13/08/2014
Período: Manhã e Tarde
Taxa Única: R$ 66,00

Depilação

Início: 18/08 a 22/08/2014
Período: Manhã e Tarde
Taxa Única: R$ 80,00

Limpeza de Pele

Início: 25/08 a 29/08/2014
Período: Manhã e Tarde
Taxa Única: R$ 80,00

Design em Sobrancelhas

Início: 01/09 a 05/09/2014
Período: Manhã e Tarde
Taxa Única: R$ 70,00

Cocada moda e Tapioca

Início: 12/08 a 14/08/2014
Período: Manhã
Taxa Única: R$ 20,00

Doces Finos

Início: 08/09 a 12/09/2014
Período: Tarde
Taxa Única: R$ 26,00

Salgados para Coquetéis

Início: 08/09 a 12/09/2014
Período: Manhã
Taxa Única: R$ 26,00

Tortas Doces e Salgadas

Início: 22/09 a 29/09/2014
Período: Tarde
Taxa Única: R$ 26,00

Trufas

Início: 01/10 a 03/10/2014
Período: Tarde
Taxa Única: R$ 26,00

Bolos Decorados

Início: 06/10 a 21/10/2014
Período: Tarde
Taxa Única: R$ 39,00

Salgados Folhados (Agridoce)

Início: 22/10 a 24/10/2014
Período: Tarde
Taxa Única: R$ 39,00

0 Comments

Centro profissionalizante insere pessoas no mercado de trabalho

4/8/2014

1 Comment

 
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Cada vez mais o mercado de trabalho tem absorvido pessoas para atuação em diversos setores. Na área da beleza, a procura por profissionais tem sido cada vez mais crescente, como é o caso do Centro Profissionalizante Human Network do Brasil (HNB), em Ilhéus.

A instituição não governamental,
tornou-se uma referência para captação de pessoas para o mercado de trabalho. “Profissionais da beleza vêm aqui na Human Network do Brasil em busca de pessoas para trabalhar na área”, explica a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Elivane Viana.

Por meio da parceria com o SENAC, a HNB promove há mais de 14 anos o curso profissionalizante de Cabeleireiro (a). Neste ano de 2014, 37 pessoas estão sendo capacitadas em turmas no período da manhã e da tarde no curso que é o mais disputado, com 6 meses de duração.

A instrutora Elivane aborda que a grande procura pelo curso se justifica no aumento do seguimento da beleza, em que cada vez mais tem demandado profissionais na área para o atendimento a um público crescente. “Pessoas, tanto do sexo feminino ou masculino, frequentam o salão, buscam se cuidar mais e estar mais belos, isso faz com que a demanda de pessoas especializadas na área seja maior. Além disso, o retorno financeiro é atraente, o que motiva a procura de pessoas para profissionalização”, explicou.

A faixa etária dos alunos varia de 20 a 60 anos. “Muitas pessoas chegam aqui com alguma noção de como acontecem os procedimentos do curso de cabeleireiro, outras vêm sem nenhuma noção de como realizar a prática, e também algumas têm mais facilidade. Mas o que posso afirmar, é que muitas das alunas e alunos vêm com muito interesse e vontade de se profissionalizar”, garante Elivane.  Ela explica que ao terminar o curso, algumas alunas já preferem abrir logo o próprio negócio, montando um salão em casa. Já outras, que têm mais aptidão, entendem que não vão ter um retorno da noite para o dia, e, por isso, preferem trabalhar alguns anos em outros salões para adquirir experiência, para depois, iniciar o próprio empreendedorismo.

Para o sucesso profissional, a instrutora dá alguma dicas: “Destaco a importância do atendimento ao cliente. Porque não adianta a pessoa dominar a técnica, se não tiver um bom relacionamento interpessoal, a forma de abordagem será decisiva em conquistar e manter o cliente, tratando-o de maneira especial, o que é muito relevante para o sucesso na área. Os clientes estão cada vez mais exigentes. O retorno acontece, mas é preciso cumprir alguns requisitos”, garantiu Elivane.



1 Comment

Parabéns para Maria Rosa!

2/8/2014

0 Comments

 
Imagem
Hoje é o aniversário da nossa Presidente, Maria Rosa Oliveira.
Com poesia e muitos votos de sucesso, realizações, paz, saúde e alegrias, toda a equipe Human Network do Brasil a parabeniza por ser a pessoa que és: dedicada, humana, verdadeira, simples, forte e corajosa!

Parabéns, Maria Rosa! Muitas felicidades e luz no seu caminho.

"Se a vida imita a arte
Ou, se a arte imita a vida,
Não importa.
Se com o amor sempre flores,
Nos caminhos por onde
O teu passo te levar
A humildade te trarás
Mil abraços, muitas cores
Felicidades... e amores:
Familiar.
Poesias para amar!"

Por Anna Karenina.

São os votos de toda a equipe HNB!!!
0 Comments

    RSS Feed

    Categorias

    All

    Arquivo:

    November 2021
    October 2021
    September 2021
    August 2021
    July 2021
    June 2021
    February 2021
    December 2020
    October 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016
    February 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    October 2015
    September 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012
    September 2012
    July 2012

Powered by Create your own unique website with customizable templates.