HUMAN NETWORK DO BRASIL
  • Home
  • A HUMAN NETWORK DO BRASIL
    • História
    • Relatório Institucional
    • Seja um doador
  • Notícias
  • Cursos
  • Projetos
    • Centro Profissionalizante HNB
    • Escolinha de Futebol os Meninos de Ilhéus
    • AIAM - Associação Ilheense de Assistência a Menores
  • Contato

Manicure e Pedicure: profissionalização para promover saúde

31/5/2013

0 Comments

 
 Imagem
Mais do que uma necessidade de estética da modernidade, os serviços de manicure e pedicure exigem pessoas capacitadas para promover saúde, higiene, beleza e bem estar.

A demanda por profissionais de manicure e pedicure tem sido cada vez maior na atualidade. O público feminino mais do que nunca têm procurado estes serviços, que há tempos deixou de ser exclusividade delas, como também se tornou uma necessidade dos homens. Requisitos básicos como higienização, ética profissional e técnica, são critérios mínimos que o consumidor espera encontrar nesta prestação de serviço. A profissionalização é o caminho mais eficaz para que manicures e pedicures exerçam suas atividades para segurança das clientes.

O Centro Profissionalizante Human Network do Brasil (HNB) capacitou 15 jovens no curso de Manicure e Pedicure promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), para o mercado de trabalho neste primeiro semestre, em Ilhéus-BA. “Antes as pessoas entendiam que fazer as unhas era apenas uma questão estética. Mas não. É uma prática que envolve saúde e higiene, que deve ser exercida por uma pessoa qualificada, ou seja, com formação profissionalizante, para oferecer a devida segurança que as pessoas necessitam e buscam”, explica a professora Edna Maria dos Santos, que atua há 13 anos no Centro Profissionalizante da Human Network do Brasil.

O curso oferece o que há de mais moderno em equipamentos de esterilização, como o altoclave, que promove 100% de higienização dos alicates e afins. A esterilização tem sua importância mediante o risco de contaminação que podem ocorrer durante os procedimentos de feitura das unhas, podendo ocasionar doenças como Hepatite C e contaminação por vírus, como o HIV, por exemplo, dentre outros, caso os instrumentos não sejam esterilizados.

Jovens com idade acima dos 18 anos e que possuem o Ensino Fundamental completo podem fazer o curso de manicure e pedicure que é oferecido todos os anos na HNB. Até que se chegue à prática supervisionada, antes as alunas recebem aulas com módulos de ética profissional, beleza e saúde, noções sócio profissionais e ambientais, gestão profissional, noção de biossegurança, instituto de beleza, estrutura e funcionamento, recepção e tratamento e embelezamento de pés e mãos.

O reflexo disso resulta como uma porta para o mercado de trabalho, uma fonte de renda ou até o funcionamento do próprio negócio para estas jovens que iniciam atividade profissional. A aluna Adriana, que antes não possuía nenhuma noção da prática, hoje já possui projetos. “Gosto muito da área. Pretendo começar a domicílio e posteriormente montar meu próprio salão em minha casa junto com a minha irmã”, afirmou. E acrescenta, “é um curso importante, pois em cada etapa oferece os requisitos necessários como qualidade do serviço e a segurança das pessoas envolvidas”.

Uma manicure pode possuir uma renda hoje, a depender do local que ela trabalhe e da clientela que possua, em torno de mil a mil e quinhentos reais livres, segundo a professora Edna. Ela informa que “temos vários casos de sucesso, como mulheres que abriram salões, outras por cooperativismo já estão estabelecidas no mercado... Quando o público reconhece que estas jovens possuem um curso profissionalizante de manicure, ele vem aqui buscar profissional. Elas são reconhecidas em todo lugar que se vai. Não é a manicure que se encontra em qualquer esquina, é a manicure profissionalizada”, afirmou.


0 Comments

Cooperação em perspectiva

14/5/2013

0 Comments

 
 Imagem
Creche São Francisco de Assis, do bairro Teotônio Vilela é reformada com apoio do Rotary Club Ilhéus Jorge Amado e de parceiros da sociedade ilheense

O mês de maio começou diferente para as 40 crianças atendidas na Creche São Francisco de Assis, no Teotônio Vilela, em Ilhéus. Graças ao apoio de setores privados da sociedade ilheense, a entidade Rotary Club Ilhéus Jorge Amado pôde alcançar sucesso para a realização da reforma das instalações nesta Creche.

Através da realização de eventos, como um festival de tortas e de um passeio ciclístico realizados em Ilhéus, além do apoio de diversas empresas, foi possível angariar recursos para custear a reforma da Creche atendida, que chegou ao valor de quase sete mil reais.

Durante a entrega da reforma, o presidente do Rotary Club, Trajano Lavigne Weyll Junior, agradeceu aos patrocinadores e colaboradores e destacou, “nós, temos o dever como cidadãos, de cuidar destes pequenos para que cresçam dignamente, com oportunidades para transformar a realidade do nosso país”.

O voluntário Rosevaldo Bahia, que acompanha a trajetória da Creche São Francisco de Assis desde o início, destacou, “precisamos do sorriso daquela criança e que ela desça para a sociedade. Porque aqui, as crianças deste alto, foram excluídas. A ideia mesmo é coloca-las na sociedade, é formar gente”.

Embora a Creche esteja pronta para seu funcionamento, ainda faltam professores para desenvolverem as atividades educativas, cabendo-se à Prefeitura de Ilhéus destinar este recurso humano.

Bahia explanou ao público as dificuldades para a manutenção deste projeto. “A Creche funciona desde o ano de 2002 como uma extensão de outra Creche do Teotônio Vilela, para o apoio à crianças carentes. A fundadora foi a Ir. Luciana, que mais tarde teria ido morar na Europa. Ao lado de moradores voluntários, o Pe. Virgílio foi quem deu continuidade às atividades do projeto”, explicou. Atualmente, ao lado de sua esposa, da voluntária Neide e da professora Jocélia, Bahia segue como voluntário no apoio das atividades neste espaço.

A Creche pode contemplar 40 crianças entre 3 e 7 anos de idade, que entram as 7:30h, desenvolvem atividades educativas, de religião, lazer, aulas educativas com a exibição de vídeos e têm suprimentos alimentares com café da manhã, lanche, almoço e merenda.

Conheça os patrocinadores que apoiaram esta iniciativa:

Human Network do Brasil, Vip Segurança, Gertec, Bruno Mega Bike, Amazonbahia, Inforlazer, Bike Show, Tônus, Cacá Colchões, Unimed, GuaraNutri, Nutricau.

Colaboradores: TV Santa Cruz, O Tabuleiro, Foco Bahia, Folha da Praia, Blog Correia Neles, Associação Ilheense de Ciclismo, Samu Bike, Ciclorlando, Barbosa & Almeida (Brasil Gás), Supermercado Leão. 


0 Comments

Programa Alerta Geral entrevistou o Diretor Adm da ONG Human Network do Brasil

6/5/2013

0 Comments

 
 Imagem
O radialista Gil Gomes abriu espaço no seu programa, Alerta Geral, hoje (06), na Rádio Santa Cruz, para entrevista com o Diretor Administrativo e Financeiro da ONG Human Network do Brasil, José Brandt. O tema da entrevista foi sobre a atual situação jurídica do Centro de Esportes da referida ONG, localizado na Av. Esperança, que há mais de 4 anos está inutilizado por intervenção da Justiça de Ilhéus, que expediu em 2009 um mandado de Reintegração de Posse equivocado neste terreno, concedida à INCON Construtora. O Centro de Esportes atendia o projeto Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, com mais de 300 alunos beneficiados. Ouça a entrevista no áudio acima.

O advogado da ONG alegou em petição apresentada no ano da intervenção judicial, em 2009, que este se trata de um caso de embargo de terceiros – quando uma pessoa ou empresa é despojada da posse de seus bens por ato judicial sem que seja parte do processo.

A INCON moveu há mais de 13 anos uma ação com pedido de Reintegração de Posse contra mais de 30 ocupantes que habitavam na área pertencente à mesma, que é próxima ao Centro de Esportes, caracterizando-se, segundo o processo, invasão coletiva. Ou seja, a referida ONG nada tem a ver com a ação judicial que a INCON moveu e, por intervenção da 1ª Vara Cível de Ilhéus, a HNB sofreu as consequências com o mandado judicial no Centro de Esportes, com efeitos sociais degradantes.

Há mais de 4 anos a ONG aguarda a sentença da 1ª Vara Cível de Ilhéus sobre a Petição que foi apresentada, mas infelizmente a resposta ainda não foi dada. O Diretor Adm. e Financeiro da HNB, José Brandt, colocou em entrevista de que “se esta situação não for resolvida, os doadores alemães, que ajudaram a financiar a construção do Centro de Esportes, já sinalizaram que podem cancelar as ajudas que destinam à Ilhéus nos projetos sociais”, convocando o apoio da sociedade nesta causa de grande relevância social.

O terreno, de 7.612 m², foi comprado legalmente em 2002 e a construção do Centro de Esportes foi iniciada no mesmo ano e concluída em 2005, quando começou a ser utilizado pelos alunos do projeto. A área foi adquirida legalmente, conforme comprova a escritura de compra e venda lavrada no Cartório do 1º Ofício de Notas de Ilhéus e registrada no competente Cartório de Registro de Imóveis.

Com a finalidade de promover a cidadania à juventude, através da inclusão social por meio do esporte, o Centro de Esportes foi utilizado até 2009, quando o Projeto Social que era ali desenvolvido foi obrigado a interromper suas atividades. Crianças e adolescentes de 8 a 18 anos estão sendo prejudicados por não poderem, há mais de 4 anos, treinar no Centro de Esportes que foi construído para eles.

Por enquanto os jovens têm realizados as atividades na Av. Litorânea, no Malhado, um lugar desapropriado, com solo irregular, expostos aos riscos da rua, sem a devida privacidade e estrutura que necessitam para treinar.Hoje, o Centro de Esportes está completamente abandonado, tomado pelo matagal e com sua estrutura comprometida.

A Human Network do Brasil é uma ONG que em 13 anos apoiou em Ilhéus e região mais de 60 projetos e investiu mais de 9 milhões em iniciativas sociais voltadas para a educação, desenvolvimento humano, esporte e cultura.


0 Comments

    RSS Feed

    Categorias

    All

    Arquivo:

    November 2021
    October 2021
    September 2021
    August 2021
    July 2021
    June 2021
    February 2021
    December 2020
    October 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016
    February 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    October 2015
    September 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012
    September 2012
    July 2012

Powered by Create your own unique website with customizable templates.