HUMAN NETWORK DO BRASIL
  • Home
  • A HUMAN NETWORK DO BRASIL
    • História
    • Relatório Institucional
    • Seja um doador
  • Notícias
  • Cursos
  • Projetos
    • Centro Profissionalizante HNB
    • Escolinha de Futebol os Meninos de Ilhéus
    • AIAM - Associação Ilheense de Assistência a Menores
  • Contato

Mais pessoas são acolhidas com reforma da Capelania São Paulo Apóstolo

25/3/2014

1 Comment

 
 Imagem
A Capelania São Paulo Apóstolo da Princesa Isabel ganhou novo visual com reforma, que continua para atender mais pessoas.

Com reforma que durou 2 anos e continua em andamento, a Capelania São Paulo Apóstolo, ganha novo visual e capacidade para acolher aproximadamente 250 pessoas, na Princesa Isabel. Foi na abertura do novenário da Festa de São Paulo Apóstolo que a Capelania abriu suas portas para a comunidade cristã, em 16 de janeiro, momento em que as missas passaram a ser celebradas na sede oficial, pelo Pe. José Cristo.

“A Capelania ganhou um novo visual, moderno, arejado, com um belo jardim, compondo um espaço acolhedor, com projeto da Arquiteta Simone Flores, mais acompanhamento de dois engenheiros. Orientamos a reforma de acordo com a norma da Igreja, com o presbitério, formado pela pia batismal, a mesa da palavra, a mesa do altar da Eucaristia e a capela do Santíssimo Sacramento. A parte administrativa tem 4 salas, sendo a secretaria paroquial, a sacristia, o gabinete pastoral e o arquivo do dízimo, além de quatro banheiros, sendo um banheiro masculino, um feminino, um para cadeirantes e o banheiro da administração. Os antigos tijolinhos originais foram preservados trazendo um visual rústico. A acessibilidade, que é muito importante, também foi pensada, vamos colocar um elevador para a parte superior”, explicou o Pe. Cristo.

De acordo com o sacerdote, a reforma será retomada com a chegada de viagem da Arquiteta, para dar seguimento à construção de um auditório, três salas para cursos, espaço dos músicos e uma quitinete para visitas pastorais. Além disso, a nave da Capelania receberá uma escultura do Cristo Ressuscitado ainda antes da semana Santa.

Comunidade - O sacerdote explica que todas as pessoas que se envolvem nas pastorais da Capelania são voluntárias. “Desenvolvemos um trabalho social com o grupo São Lucas há muitos anos, que é o projeto da Partilha, acompanhando 30 famílias cadastradas, com formação dessas famílias de 15 em 15 dias, com entrega mensal de cesta básica”. Pe Cristo também destaca o aumento da procura para realização de casamentos na Capelania depois da reforma. “No último domingo celebrei dois casamentos, um de manhã e um à noite. Até o final do ano, já temos 5 casamentos agendados”, afirmou.

“Agradecemos a todas as pessoas da comunidade que contribuíram para esta reforma e aos patrocinadores alemães que enxergam no trabalho da Igreja o desenvolvimento social e comunitário”, destacou o Pe. Cristo.

Programação - A serva Eveline informa que a programação das missas na Capelania são às quartas, às 9hs e às 19hs, e aos domingos, às 7hs e às 18hs. “Durante a semana, segundas, terças, quintas e sextas, às 6h30, acontecem os trabalhos de formação do Instituto da Aurora, com celebrações, grupos de oração, acompanhamento, doutrina e formação, sendo às segundas e sextas com horários também à noite”.  

É com a formação que a Capelania São Paulo Apóstolo está focada, de acordo com o Padre. Os cursos de catequese, grupo de jovens, turma de iniciação cristão para os adultos que não receberam os sacramentos, estudos de formação permanente, preparação para o crisma e perseverança, estão sendo realizados na sede provisória até a conclusão da reforma no segundo piso da Capelania, onde serão realizados futuramente.

Antiga sede - É por uma porta estreita, passando por um corredor, por onde a comunidade que frenquenta a Capelania São Paulo Apóstolo entra para as reuniões religiosas na Princesa Isabel, no espaço provisório, próximo à subida da ponte para o Pontal, na ponta da pedra. Em torno de 100 pessoas se agrupavam e eram acolhidas num lugar bastante pequeno para as missas celebradas pelo Pe. José Cristo, enquanto a sede da Capelania estava em reforma.


1 Comment

Alunos da Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus aguardam com esperança a decisão da Justiça

17/3/2014

0 Comments

 
 Imagem
Mais do que a vontade de se tornar um jogador profissional, o jovem Vitor Rodrigues, de 14 anos, aluno da Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, espera poder voltar a treinar no Centro de Esportes, da Avenida Esperança, construído pela Ong Human Network do Brasil para o uso do projeto que ele faz parte.

Jogador dedicado, Vitor está no projeto há mais de 6 anos e é um dos poucos da atual geração de alunos que teve a oportunidade de treinar na sede oficial da Escolinha de Futebol, localizada na Avenida Esperança. Segundo o aluno, “na Avenida Esperança o treino era melhor porque tinha vestuário e mais conforto para jogar. O campo era bom, não tinha buraco, o gramado era plano e a estrutura oferecia mais segurança. Tenho vontade e quero muito que a gente possa voltar a treinar lá”, afirmou com esperança.

Há 5 anos, os alunos treinam  no campo localizado na Avenida Litorânea, no bairro do Malhado, em Ilhéus, sem contar com a devida estrutura do vestuário, bebedouros, arquibancada e segurança que eram oferecidos no Centro de Esportes da Avenida Esperança. “Aqui no Malhado, já aconteceu de treinarmos com cavalo próximo, meu colega já se bateu com o cavalo”, afirmou o aluno Vitor. 

 Imagem
Além da falta de privacidade, segurança e terreno irregular, próximos às laterais e escanteios do campo, existem duas caixas de esgoto de cimento abertas, oferecendo risco aos alunos.

O coordenador e professor do projeto, Seu Luís, diz que "antes de iniciamos os treinos, colhíamos 2 a 3 sacolas cheias de vidro e lixo aqui no campo do Malhado, que aos poucos passou a se transformar com o nosso trabalho".

O Professor Luís lembra que na Avenida Esperança "eram os próprios alunos que administravam o espaço. Eles desenvolveram uma noção muito boa de cuidar de algo que era de uso deles, a manter limpo e organizado pelas próprias famílias e a comunidade, que era beneficiada com as aulas de reforço escolar e cursos de dança afro e hortigranjeiras que oferecíamos". 

 Imagem Alunos treinando no Centro de Esportes da Avenida Esperança
O terreno do Centro de Esportes construído para a Escolinha de Futebol, na Avenida Esperança, foi comprado legalmente pela Ong Human Network do Brasil em 2002, que contou com o apoio financeiro da família Rechenberg, de Munique, da Alemanha, e da empresa Stock Licores do Brasil, para a construção da estrutura física. Este imóvel foi objeto de uma equivocada reintegração de posse em 2009, concedida a uma construtora pela Justiça de Ilhéus, em que foi configurado um caso de Embargos de Terceiros. O processo atualmente se encontra no Tribunal de Justiça da Bahia, depois que a HNB emitiu uma queixa por excesso de prazo da Justiça de Ilhéus ao Conselho Nacional de Justiça. 

Já são 5 anos em que 140 alunos aproximadamente treinam em local improvisado e esperam uma solução judicial, depois que foram retirados a mando da Justiça, da sede oficial de treinamento do projeto. Enquanto isso, o sonho de centenas de crianças e jovens se renova todos os dias na espera de reaver o direito de treinar no campo de futebol que foi construído para eles, atualmente em total abandono e tomado pelo matagal.

Confira as fotos do Centro de Esportes na Avenida Esperança quando os alunos da Escolinha de Esportes Os Meninos de Ilhéus lá treinavam.

0 Comments

Times da Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus se preparam para campeonato municipal

17/3/2014

1 Comment

 
 Imagem
Com a eminência para o torneio de futebol amador do município nos próximos meses, os atletas da Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus treinam firme para a competição, onde muitos aproveitam para mostrar talento. Ao ano, saem de Ilhéus até 15 jovens para avaliação e convocação em clubes reconhecidos, dentre eles, alunos do projeto, que hoje conta com um goleiro em avaliação no São Caetano, em São Paulo. 
Paixão nacional, o futebol sempre encantou e inspirou a muitos a encontrar no esporte a sua filosofia de vida, seja no potencial de desenvolvimento humano, seja profissionalmente, para a conquista de um futuro promissor de oportunidades.  E não seria diferente na Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, um projeto social que há mais de 14 anos agrega crianças e jovens do município, associando a prática do esporte ao desempenho escolar. Neste ano, os alunos do projeto se preparam para o torneio de futebol amador nas categorias sub 15 e sub 17, assim como torneios de quadra, promovidos pela Secretaria de Esportes de Ilhéus, previstos para acontecer entre os meses de abril e maio.

 Imagem
Márcio Silva dos Santos, de 11 anos, aluno do projeto há 4 anos, diz que “treinar aqui é ótimo. No último domingo participamos de um jogo amistoso em Itajuípe e minha categoria, a mirim, foi campeã. O professor Luís passa os treinos para sermos um bom time”. O garoto, estudante da 4ª série, afirma que é bom aluno, tem vontade de viajar e ser jogador profissional, “porque sempre tem olheiro”, disse.

 Imagem
São 200 alunos entre 8 a 16 anos no projeto, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. De acordo com o coordenador do Projeto, seu Luís, “aqui, nós agregamos os meninos para eles desenvolverem seu potencial técnico, em que 90% aprendem a desenvolver as partes esportiva e social, e 95% não vão se envolver com a marginalidade e drogas. Para as competições, selecionamos 15 garotos para cada categoria e todas elas participam de amistosos”.  As aulas do projeto ocorrem sempre as terças e quintas-feiras das 7:30h às 11h e das 14hs às 17:30h, no bairro do Malhado, e aos sábados, das 7:30h as 11hs, na quadra da Barra.

No último campeonato municipal, de 2013, o time da Escolinha de Futebol os Meninos de Ilhéus ficou em 3º lugar, e, nos destaques do evento, foram eleitos um artilheiro e um goleiro, que foi convocado e está em avaliação no Clube do São Caetano, em São Paulo. 

Para o professor Luís “é uma grande alegria ver nossos alunos convocados para treinarem em clubes reconhecidos. Este é o reflexo de um trabalho de anos. Também tivemos jogadores do Colo Colo, time da cidade, que saíram daqui de nossas bases, entre outros jogadores que saem, e quando eu fico sabendo estão em diversos clubes. Agradecemos a Ong Human Network do Brasil (HNB), de Ilhéus, que subsidia o projeto, sem este apoio, esta não seria uma realidade”, destacou o professor.

De acordo com o Coordenador Administrativo da HNB, Overland Santana, “quando a criança ou adolescente se formam no meio esportivo, terão que desenvolver uma série de disciplinas para fazer parte do grupo, a começar pelos estudos, depois o treinamento, assiduidade, vontade, motivação, técnica, e, sobretudo, o respeito. Ou seja, uma série de valores humanos formam um atleta e cidadão, ao mesmo tempo em que os afasta das influências negativas. Por isso, a Human Network do Brasil enxerga no esporte um viés da educação como fonte de cidadania e transformação social”.

Olheiros - Segundo o Secretário de Esportes do Município de Ilhéus, Roberto de Andrade, anualmente, aparecem olheiros que convocam, em média, 10 a 15 alunos ilheenses, para testes em clubes reconhecidos. “Em 2013, recebemos três empresários paulistas japoneses, que ficaram durante três dias para observar e selecionar os meninos de Ilhéus para diversos times como São José, Santo André, Barueri etc. A peneira do Flamengo durou com observação de cinco dias, assim como recebemos olheiros do Vasco. Os empresários contatam a Secretaria de Esportes, através da coordenação de Marcos Garcia, e havendo a peneira, entram em contato direto com os tutores legais para os jovens irem morar e estudar fora. Porque baseamos tudo no estudo, com apresentação do boletim, requisito para continuação em outras cidades”, explicou o Secretário.

1 Comment

Iniciadas as aulas teóricas do curso de costura no Centro Profissionalizante

14/3/2014

0 Comments

 
 Imagem
Nesta última segunda-feira (10) foram iniciadas as aulas teóricas do curso de costura que é tradição na Human Network do Brasil, ministradas pela instrutora Larene Pires, no Centro Profissionalizante em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Nesta primeira turma são 15 alunas matriculadas, com faixa etária de 18 a 60 anos.

 “Já tive alunos homens, o que é menos comum, mas eles também fazem o curso. Percebo que esta turma é mais madura, e que elas pretendem trabalhar para si mesmas”, explica a instrutora do SENAC, Larene Pires.

Ela demonstra a importância desta primeira etapa do curso de Costura, que é a parte teórica afimando que “sem dúvidas, é fundamental que as alunas aprendam sobre as relações sócio profissionais ambientais, que traz para as aulas conteúdos como ética, moral, marketing pessoal, relação com o meio ambiente, biodiversidade, atendimento ao público, elaboração de currículo, a relação humana - que é a ideia de como você se vê e como se comporta com o outro -, planejamento financeiro, e, sobretudo, a gestão profissional, muito importante para que adquira conhecimentos para aprenderem a gerir o próprio negócio e se tornarem empreendedoras de sucesso”, destacou.


0 Comments

    RSS Feed

    Categorias

    All

    Arquivo:

    November 2021
    October 2021
    September 2021
    August 2021
    July 2021
    June 2021
    February 2021
    December 2020
    October 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016
    February 2016
    January 2016
    December 2015
    November 2015
    October 2015
    September 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    January 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012
    September 2012
    July 2012

Powered by Create your own unique website with customizable templates.