Com reforma que durou 2 anos e continua em andamento, a Capelania São Paulo Apóstolo, ganha novo visual e capacidade para acolher aproximadamente 250 pessoas, na Princesa Isabel. Foi na abertura do novenário da Festa de São Paulo Apóstolo que a Capelania abriu suas portas para a comunidade cristã, em 16 de janeiro, momento em que as missas passaram a ser celebradas na sede oficial, pelo Pe. José Cristo.
“A Capelania ganhou um novo visual, moderno, arejado, com um belo jardim, compondo um espaço acolhedor, com projeto da Arquiteta Simone Flores, mais acompanhamento de dois engenheiros. Orientamos a reforma de acordo com a norma da Igreja, com o presbitério, formado pela pia batismal, a mesa da palavra, a mesa do altar da Eucaristia e a capela do Santíssimo Sacramento. A parte administrativa tem 4 salas, sendo a secretaria paroquial, a sacristia, o gabinete pastoral e o arquivo do dízimo, além de quatro banheiros, sendo um banheiro masculino, um feminino, um para cadeirantes e o banheiro da administração. Os antigos tijolinhos originais foram preservados trazendo um visual rústico. A acessibilidade, que é muito importante, também foi pensada, vamos colocar um elevador para a parte superior”, explicou o Pe. Cristo.
De acordo com o sacerdote, a reforma será retomada com a chegada de viagem da Arquiteta, para dar seguimento à construção de um auditório, três salas para cursos, espaço dos músicos e uma quitinete para visitas pastorais. Além disso, a nave da Capelania receberá uma escultura do Cristo Ressuscitado ainda antes da semana Santa.
Comunidade - O sacerdote explica que todas as pessoas que se envolvem nas pastorais da Capelania são voluntárias. “Desenvolvemos um trabalho social com o grupo São Lucas há muitos anos, que é o projeto da Partilha, acompanhando 30 famílias cadastradas, com formação dessas famílias de 15 em 15 dias, com entrega mensal de cesta básica”. Pe Cristo também destaca o aumento da procura para realização de casamentos na Capelania depois da reforma. “No último domingo celebrei dois casamentos, um de manhã e um à noite. Até o final do ano, já temos 5 casamentos agendados”, afirmou.
“Agradecemos a todas as pessoas da comunidade que contribuíram para esta reforma e aos patrocinadores alemães que enxergam no trabalho da Igreja o desenvolvimento social e comunitário”, destacou o Pe. Cristo.
Programação - A serva Eveline informa que a programação das missas na Capelania são às quartas, às 9hs e às 19hs, e aos domingos, às 7hs e às 18hs. “Durante a semana, segundas, terças, quintas e sextas, às 6h30, acontecem os trabalhos de formação do Instituto da Aurora, com celebrações, grupos de oração, acompanhamento, doutrina e formação, sendo às segundas e sextas com horários também à noite”.
É com a formação que a Capelania São Paulo Apóstolo está focada, de acordo com o Padre. Os cursos de catequese, grupo de jovens, turma de iniciação cristão para os adultos que não receberam os sacramentos, estudos de formação permanente, preparação para o crisma e perseverança, estão sendo realizados na sede provisória até a conclusão da reforma no segundo piso da Capelania, onde serão realizados futuramente.
Antiga sede - É por uma porta estreita, passando por um corredor, por onde a comunidade que frenquenta a Capelania São Paulo Apóstolo entra para as reuniões religiosas na Princesa Isabel, no espaço provisório, próximo à subida da ponte para o Pontal, na ponta da pedra. Em torno de 100 pessoas se agrupavam e eram acolhidas num lugar bastante pequeno para as missas celebradas pelo Pe. José Cristo, enquanto a sede da Capelania estava em reforma.