Paixão nacional, o futebol sempre encantou e inspirou a muitos a encontrar no esporte a sua filosofia de vida, seja no potencial de desenvolvimento humano, seja profissionalmente, para a conquista de um futuro promissor de oportunidades. E não seria diferente na Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, um projeto social que há mais de 14 anos agrega crianças e jovens do município, associando a prática do esporte ao desempenho escolar. Neste ano, os alunos do projeto se preparam para o torneio de futebol amador nas categorias sub 15 e sub 17, assim como torneios de quadra, promovidos pela Secretaria de Esportes de Ilhéus, previstos para acontecer entre os meses de abril e maio.
No último campeonato municipal, de 2013, o time da Escolinha de Futebol os Meninos de Ilhéus ficou em 3º lugar, e, nos destaques do evento, foram eleitos um artilheiro e um goleiro, que foi convocado e está em avaliação no Clube do São Caetano, em São Paulo.
Para o professor Luís “é uma grande alegria ver nossos alunos convocados para treinarem em clubes reconhecidos. Este é o reflexo de um trabalho de anos. Também tivemos jogadores do Colo Colo, time da cidade, que saíram daqui de nossas bases, entre outros jogadores que saem, e quando eu fico sabendo estão em diversos clubes. Agradecemos a Ong Human Network do Brasil (HNB), de Ilhéus, que subsidia o projeto, sem este apoio, esta não seria uma realidade”, destacou o professor.
De acordo com o Coordenador Administrativo da HNB, Overland Santana, “quando a criança ou adolescente se formam no meio esportivo, terão que desenvolver uma série de disciplinas para fazer parte do grupo, a começar pelos estudos, depois o treinamento, assiduidade, vontade, motivação, técnica, e, sobretudo, o respeito. Ou seja, uma série de valores humanos formam um atleta e cidadão, ao mesmo tempo em que os afasta das influências negativas. Por isso, a Human Network do Brasil enxerga no esporte um viés da educação como fonte de cidadania e transformação social”.
Olheiros - Segundo o Secretário de Esportes do Município de Ilhéus, Roberto de Andrade, anualmente, aparecem olheiros que convocam, em média, 10 a 15 alunos ilheenses, para testes em clubes reconhecidos. “Em 2013, recebemos três empresários paulistas japoneses, que ficaram durante três dias para observar e selecionar os meninos de Ilhéus para diversos times como São José, Santo André, Barueri etc. A peneira do Flamengo durou com observação de cinco dias, assim como recebemos olheiros do Vasco. Os empresários contatam a Secretaria de Esportes, através da coordenação de Marcos Garcia, e havendo a peneira, entram em contato direto com os tutores legais para os jovens irem morar e estudar fora. Porque baseamos tudo no estudo, com apresentação do boletim, requisito para continuação em outras cidades”, explicou o Secretário.