A coordenadora da Escola Dom Bosco, Iacitara Simas, diz que “o dia das crianças é todo dia. Foi uma semana diferente e divertida, porque a idade das crianças de 3 a 5 anos requer isso: o educar por meio do cuidar e brincar. Todos os professores colaboraram o máximo possível, na contribuição para uma semana especial, assim como todos que fazem parte da Escola se empenharam, como a entidade mantenedora, a Human Network do Brasil, o pessoal da cozinha, os funcionários e as alunas da Uesc. Fizemos um trabalho de cooperativismo e interação em que todos se envolveram para o trabalho fluir bem”, destacou.
A programação da semana da criança na Escola Dom Bosco inseriu atividades como sessão de cinema, brincadeiras, jogos, peça de teatro do chapeuzinho vermelho, gincana, confecção de brinquedos, palestras com profissionais da saúde sobre a dengue, apresentação da peça de teatro a Linda Rosa Juvenil com estagiárias do VI semestre da Uesc, música, lanches, pula pula, banho de mangueira, desfile das meninas e dos meninos, concurso de dança, discoteca, aniversário das bonecas e bonecos e entrega de presentes com brinquedos e doces.
Alunas do VI semestre do curso de Pedagogia da UESC, através do estágio que contou com a coordenação e orientação da professora Maria Cândida, também contribuíram para o enriquecimento do aprendizado e entretenimento das crianças. A culminância deste trabalho pode ser notado através da apresentação da Linda Rosa Juvenil. “Esta peça de teatro é um incentivo à leitura às crianças, para que desde pequenas internalizem o hábito da leitura”, explicou a aluna de Pedagogia, Maiane Reis.
A estudante da UESC explica que o estágio envolve atividades lúdicas dentro e fora da sala de aula, para aplicação dos conhecimentos aprendidos na Universidade. “Eu gostei e aprendi muito. A organização pedagógica nos mostrou muitos ensinamentos interessantes para a nossa prática, como o convívio e o planejamento, elementos fundamentais para a nossa prática”, explicou.