“Trabalhamos com conteúdos sobre os tipos de pele, anatomia da pele, produtos recomendados e o passo a passo da limpeza de pele facial realizada de forma manual”, explicou a instrutora Helenilda.
Para quem tem a pele muito oleosa e com acne excessiva, o recomendado é que se faça uma limpeza de pele pelo menos de 20 em 20 dias, ou uma vez ao mês.
Já quem tem a pele mista, pode prolongar um pouco mais o prazo, de 50 em 50 dias.
Manter um tratamento diário do rosto é imprescindível para prolongar os efeitos da limpeza de pele e preservar um cuidado para manter a pele sempre limpa, com uso diário de sabonete com pH neutro, hidratada e protegida contra os raios ultra violetas, com produtos sempre apropriados para a pele facial.
As etapas da limpeza de pele - abrangem desde a higienização, esfoliação, tonificação, emoliência, extração, limpeza, máscara, hidratação e massagem facial. A emoliência é a etapa que, os comendões, pulsulas e miliuns, que são as acnes, espinhas amarelas e os famosos caroços de milho, são amolecidos com a aplicação de emulsão, para dilatar os poros e facilitar o próximo passo, que é a extração. A extração manual é auxiliada por instrumentos apropriados como agulhas para incisão de espinhas e cravos, ferramentas para compressão da pele, que retiram os tão indesejados cravos e espinhas, além da própria espremedura.
A sessão seguinte é a de uma nova higienização, seguida da aplicação de máscara, que pode ser de porcelana (argila branca) ou argila verde, que são as mais usadas para absorver a oleosidade excessiva sem ressecar a pele facial, remover as impurezas e devolver a luminosidade natural da pele. Ao final do processo da limpeza, vem a hidratação e uma massagem facial.
“Evitar alimentos gordurosos e de valores calóricos muito altos, como frituras, refrigerantes, gorduras, são os principais condicionantes para a oleosidade da pele e o surgimento dos indesejáveis cravos e espinhas. Manter uma alimentação saudável, rica em folhas, verduras, frutas, associada a prática esportiva, faz muito bem à pele, como também à saúde como um todo”, destacou a instrutora Helenilda.