Os tradicionais salgados para eventos como casamentos, aniversários e coquetéis, como os croquetes (de camarão, camarão com catupiry, bacalhau e milho), risole de camarão, coxinha, quiche de quatro queijos, barquetes (tropical, de frango e de carne moída), saltenha, boliviano, empada de frango e o pastel de frango com catupiri, foram trabalhados com as alunas, que também aprenderam a fazer a trouxinha de peru e o empanado de camarão.
A instrutora Tatiana Melo do Espírito Santo, que está sempre se atualizando na área da culinária em cursos no Rio de Janeiro, explica a importância do aperfeiçoamento e da atualização do profissional para estar conectado às necessidades do mercado. Estes dois novos salgados são muito bem aceitos, fáceis de fazer e têm o diferencial no sabor e no valor agregado ao produto.
Receita - Trouxinha de Peito de Peru
Massa: 800 g de farinha de trigo
Recheio: 400 g de requeijão cremoso + 500 g de peito de peru defumado
Modo de preparo:
Recheio - Rala o peito de peru e mistura com o requeijão cremoso.
Massa - Mistura manualmente a farinha de trigo, com 400g de margarina e uma caixinha de creme de liquidificador.
Unta uma forma ou superfície lisa de mármore com farinha de trigo e coloca a massa para ser aberta com o rolo e cortada com um cortador ou copo, para colocar o recheio e fazer as trouxinhas em miniatura, tamanho para coquetel.
Essa porção rende 100 unidades. Unta a assadeira com margarina ou usa o papel manteiga, para pincelar as trouxinhas na gema e um pouco de óleo (para produzir o brilho do salgado). Como decoração coloca o gergelim para o efeito final e leva as trouxinhas ao forno aquecido de 25 a 30 minutos.