A coordenadora Iacitara Simas, explica que diversas atividades são realizadas com os alunos duas vezes por semana para a compreensão do tema. A mais recente foi um passeio nas margens do Rio Cachoeira, conversa com um pescador e catação de lixo. Os alunos entenderam o motivo da coloração da água estar suja e porque não se deve jogar lixo no rio.
O projeto, que se iniciou no mês de julho, faz parte da temática do meio ambiente de acordo com o Projeto da Escola Municipal, sendo a água elemento eleito a ser trabalhado na escola. “O projeto tem como objetivo ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização das crianças em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da água, a importância da água para a vida e para a história dos povos. O tema foi escolhido para sensibilizar e conscientizar o aluno, atentando-o para o uso racional da água e da preservação do meio ambiente como forma de garantir uma fonte futura”, explicou a coordenadora.
Leitura de livros como “O Mundinho Azul”, “Era Uma Vez Uma Gota de Chuva”, “Pinga Pingo Pingado”, exibição de vídeo sobre desperdício da água, cantos das músicas “A água de Cristina Mel”, “Terra Planeta Água” de Guilherme Arantes, e confecção de livro confeccionado pelas próprias crianças em mosaico com E.V.A. do planeta água, assim como pinturas e conversas integraram as etapas do projeto.