Esta prestação de serviço social ocorre ao longo de mais de dez anos, quando a HNB passou a realizar cursos profissionalizantes em Ilhéus junto com o SENAC, e então o Abrigo São Vicente foi pode ser contemplado com os mutirões da beleza.
De acordo com a instrutora Elivane da Silva, a proposta inicial é fazer com que as alunas, já profissionalizadas com o curso de Cabeleireira, tenham a oportunidade de aperfeiçoar suas práticas de Corte e Escova durante esta oficina, onde 27 pessoas estão se especializando. “Mas na verdade a gente sai com outro aprendizado, que é enxergar a beleza que a idade nos traz. É conseguirmos entender o que acontece com nós mesmos, humanamente”, afirma a instrutora Elivane.
A instrutora explica que inicialmente alguns idosos, principalmente mulheres, apresentaram certa resistência, mas depois acabaram sendo convencidas pelas alunas a dar um ‘upgrade’ no visual. “ Oferecemos fazer as sobrancelhas, mas nenhuma quis. Algumas vieram por livre e espontânea vontade porque queriam mesmo ficar mais bonitas. Outras tiveram resistência, diziam que eram feias, não tinha nada o que fazer nelas, que não tinha jeito. Mas algumas alunas conseguiram convencê-las, brincando com espelhos com elas. Elas não queriam se ver e depois começaram a se olhar e ver realmente que existe uma beleza em todas as idades, e não só na juventude. Foi muito legal. E todas que quiseram, quando acabaram, saíram com a estima bem melhor”, satisfeita disse Elivane da Silva.
Para a cabeleireira e aluna da oficina, Maria Matos, de 24 anos, “é muito bom estar aqui, porque podemos nos aperfeiçoar e oferecer um trabalho social para pessoas que, às vezes, são esquecidas pela sociedade. Então, estar neste mutirão beneficente é muito gratificante”. A aluna, que graças ao apoio de familiares veio de Itarana-BA para fazer o curso profissionalizante de Cabeleireira através da HNB em parceria com o SENAC, no Banco da Vitória, em Ilhéus, explica que esta tem sido uma grande oportunidade, ao tempo em que sempre busca novos cursos na área para ampliar seus conhecimentos. “Na medida em que praticamos, nos aperfeiçoamos cada vez mais, e sempre podemos melhorar. Estou buscando trabalhar em salão para
adquirir mais experiência e depois abrir meu próprio negócio. Oferecendo um serviço de qualidade com certeza eu tenho tudo a crescer. Estudo com os livros do próprio curso e qualquer dúvida eu pergunto as instrutoras, que são ótimas”, disse a aluna.