De 17 de junho a 25 de julho, o curso é promovido com carga de 4 horas diárias durante 27 dias para duas turmas, cada uma com 12 alunos, entre jovens a partir dos 14 anos e adultos. “A procura por adolescentes é grande, mas muitos adultos também têm buscado adquirir esses conhecimentos por uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho”, explica a instrutora do SENAC, Helga Vitória. Os alunos são formados por três módulos independentes do Windows 7, Word e Excel, em que são submetidos à avaliações que, mediante a aprovação, recebem os certificados de cada módulo. Além disso, os alunos são orientados com noções de Internet e redes sociais, como uma formação complementar.
“Temos chamado bastante a atenção sobre a forma de escrever e o uso das linguagens para o mercado de trabalho, que não é a mesma utilizada na internet e bate-papos”, destaca a professora. De acordo com o instrutor do curso da tarde, Lucas Pereira, “um dos pontos principais é o incentivo que o aluno recebe para a inserção no mercado de trabalho. Muitas pessoas encontram aqui motivação para buscar algo melhor na vida profissional, e movidos pela esperança se aplicam com dedicação no processo de aprendizagem. Quebramos os paradigmas de todos aqueles que chegam desanimados e com sentimento de impotência ou incapacidade. O conhecimento é a porta que levará àqueles que se aplicam à um horizonte promissor, para vislumbrar boas oportunidades”.
A instrutora Helga Vitória, acrescenta, “a informática hoje é tudo. Não tem lugar que hoje não trabalhe com a informática. Não tem uma empresa que aceite um currículo sem a informática básica. Querendo ou não, tudo se move pela tecnologia. O aluno sai daqui completo, de acordo com as normas da informática”, garante Helva Vitória.
E o curso básico de Informática é um ótimo começo.