A costura é uma das práticas mais antigas e muito presente na humanidade, sendo praticamente difícil mensurar quando se iniciou. Dos instrumentos usados como agulhas com registros que datam há mais de 30 mil anos, à tecelagem (5 mil anos), artesanato e o nascimento da profissão de costureiro, muitos fatos ocorreram até que a necessidade de vestir-se apenas, passasse para a customização e trabalho das peças, tão comum no contexto da moda.
Coco Chanel abriu uma loja de chapéus em Paris e depois uma casa de costura onde também comercializou chapéus, sendo a pioneira a inventar as primeiras calças femininas. Sua história como estilista sempre esteve relacionada com romances. A biografia da estilista revela que seu lado amoroso sempre influenciou suas criações. Coco Chanel desenhou roupas com bordados do folclore russo, chegando a contratar vinte bordadeiras. Após o meado do século XX, foi residir na Suíça, onde criou casacos e sapatos, voltando mais tarde a residir na França. Ela é fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A e do famoso perfume Chanel nº 5.
Apesar da industrialização, a costura não perdeu seu valor artístico e criativo. O mercado da moda, intimamente ligado à costura, movimenta milhões, baseado na criatividade dos seus criadores.