A sala de Costura da Human Network do Brasil, onde os cursos de costura, assim como as oficinas tanto de confecção em malha quanto de confecção em bolsas acontecem, contam com um maquinário de costura com uma estrutura de 5 overloques, 1 galoneira e 6 zig zags, além de amplos espaços, com mesas grandes para trabalho de costura.
De acordo com a instrutora Sales Barreto, que atua na HNB há mais de 15 anos, o aluno que ingressa nesta
oficina precisa ter uma noção básica de costura. “A aluna tira a modelagem da bolsa que já vem pronta. Com a compra do tecido ela pode ir fazendo diversos tipos de bolsas com estampas, formatos e tecidos diferentes. Dá para produzir uma bolsa a cada aula, de acordo com a habilidade de quem costura”, explicou.
A instrutora informa que o preço de uma bolsa custa em média entre 20 a 30 reais, a depender do tipo do
tecido, e pode ser comparada com as bolsas de tecidos encontradas nas lojas que são bem mais caras. “Nas lojas encontramos bolsas que custam R$290,00 e que são semelhantes às nossas, que são bem mais acessíveis. Sem dúvidas, é uma atividade rentável em que a pessoa tanto pode fazer bolsas para vender para a geração de renda, ou fazer para si mesmo a fim de economizar. Porque quando você faz para si você já deixou de comprar ela pronta, que fica bem mais caro. Então você compra um tecido, faz, fica um preço bem mais em conta”, explica a Barreto.
A instrutora recomenda que na produção das bolsas é só fazer direito, procurar os acabamentos, se
aperfeiçoar nos detalhes e colocar acessórios... O interesse pelos detalhes faz toda a diferença. Procurar coisas novas e dicas em revistas, por exemplo, ajuda nas ideias e o resultado é muito bom. “Porque na oficina se aprende o básico. Depois daí vai depender de cada uma, em que a criatividade é que é o importante”, finaliza Barreto.