Ministrada pelo professor Rodrigo Bonfim, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e bolsistas da TV UESC, a oficina de Leitura e Audiovisual tem como objetivo evidenciar o protagonismo do audiovisual nas sociabilidades juvenis. São vivenciadas etapas de produção do audiovisual e suas potencialidades de produção de sentidos diversos através do uso de técnicas básicas aplicadas a essa linguagem.
De acordo com o bolsista Thiago Almeida, “os alunos ficaram muito entusiasmados. Todos têm um celular na mão, que é uma ferramenta que pode ser utilizada para a produção de vídeos de uma forma consciente. Trabalhamos conteúdos diversos como ficção, minidocumentários e reportagens para eles conhecerem como funciona a cadeia de uma produção”. A oficina aconteceu nas manhãs dos dias 17 e 18 de maio, e recepcionou uma turma com mais de 20 alunos do Colégio Vitória.
Já a oficina de Narrativas Transmídias que acontece na tarde de hoje da HNB, trabalha conceitos básicos relacionados ao universo da narrativa transmídia, do diálogo entre as mídias e dos conteúdos em múltiplas telas. Além da exposição e discussão de tópicos relevantes, os participantes podem simular a criação de propostas pensadas para a televisão, em um exercício prático de reflexão sobre os fenômenos da comunicação em foco. A oficina é ministrada por Tcharly Briglia, da Escola Curumim, realizada nas tardes dos dias 17 e 18 de maio.
Para a Diretora Financeira da Human Network do Brasil, Jussara Antunes, “apoiar um evento que tem como escopo geral a educação e o estímulo ao pensamento crítico, é também alcançar a finalidade da nossa instituição. Isto porque a Human Network do Brasil tem como aposta a educação para transformar vidas”, destacou.
Saiba Mais sobre a Festa Literária de Ilhéus - Nasce como uma ação integradora com o tema "Leituras Democráticas: juventudes, livros e zaps". Dois grandes eventos literários (a 6ª Feira do Livro da UESC e o III FLIOS - Festival Literário de Ilhéus) somam esforços para a realização de um evento mais forte, que amplie a participação da comunidade regional e favoreça uma programação mais diversificada.
Atividades de incentivo à leitura, formação de leitores e acesso ao conhecimento por meio do livro e da leitura, são o foco do evento, que conta com uma programação diversa, entre lançamentos e vendas de livros, bate-papos, oficinas, rodas de conversas, exposições, saraus e apresentações artísticas em diversos espaços da cidade.