Com atividades desenvolvidas há 9 anos, como a Pré-Escola e Creche, o Projeto Bom Pastor, que funciona na Barreira, em Ilhéus, pode expandir sua atuação com aulas de reforço escolar para alunos da 1ª a 4ª série, em 2014. Atualmente 121 crianças de 3 a 5 anos são atendidas pelo projeto, que se direcionou para a Educação Infantil em 2004, através do apoio do Lions Club Internacional, organização que conseguiu o imóvel em comodato. O Projeto funciona com o apoio da comunidade, a ajuda de setores da sociedade organizada de Ilhéus, por meio de parcerias e doações, como a ONG Human Network do Brasil que apoia a iniciativa há 5 anos, a Prefeitura Municipal, a Paróquia São João Batista, o apoio comunitário com doações avulsas e de pessoas físicas, como o italiano Demétrio de La Salla. Além disso, a iniciativa privada também tem começado a ajudar a comunidade, como a Faculdade de Ilhéus, que na semana da criança arrecadou mais de 400 kg de alimentos para doação.
“O objetivo é dar continuidade ao trabalho junto a crianças que foram do projeto, só que a partir dos 5 anos de idade através do reforço escolar, para que elas não fiquem vulneráveis após terminarem a Pré-Escola”, explica a idealizadora do projeto, Gilma de Góes. Ela disse que o início do Bom Pastor se deu junto a ações sociais no ano de 2001, com ajudas a meninos de rua, dando assistência a eles com doação de alimentos, roupas e aulas. “Percebemos a grande quantidade de crianças carentes ociosas nas ruas e em casa, expostos a todos os tipos de riscos socais, sobretudo nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Mambape e Ilhéus II”, explica a idealizadora, que continua duas vezes por semana doando alimentos a moradores de rua.
Com a presidência de Ivanildes Conceição dos Santos, o Projeto Bom Pastor funciona em turno integral em parceria com a Secretaria de Educação do município através de 12 professoras, 2 merendeiras, 2 pessoas para serviços gerais e 1 porteira. A estrutura atual comporta 6 salas, 1 cozinha, 1 sala de informática, 7 banheiros, brinquedoteca e banheiros. Os alunos têm três refeições diárias intercaladas com as atividades pedagógicas e lúdicas de acordo com o programa de Educação para Pré-Escola.