Foi nesta última terça-feira (03), que o repórter Cézar Soares, acompanhado do cinegrafista da TV Santa Cruz, desenvolveram o trabalho jornalístico sobre a iniciativa do casal Michael Eckes e Maria Rosa Oliveira, fundador e presidente da HNB, que decidiram expor algumas fotos na sede da organização, dos mais de 2000 cliques feitos no continente africano, em fevereiro de 2014.
A equipe da TV, ao chegar à sede da organização, foi reconduzida por Michael Eckes para a Casa de Arte Baiana, onde reside grande parte de sua história e relação com a arte. Foi nesta galeria onde o repórter passou a compreender a relação de Michael com a arte e o gosto de colecionar fotos de viagens. O espaço, que reúne 96 obras de artistas baianos, colecionadas desde a década de 1970, representa um acervo particular de telas e fotografias expostas para visitas. “Como sempre trabalhei e tive pouco tempo para conviver com a arte, depois que me aposentei, resolvi me dedicar mais às viagens e a colecionar obras”, explicou Eckes para o repórter, que ficou encantado com o espaço e aos poucos foi compreendendo a motivação e as razões do casal em valorizar coisas sutis e simples.
Somente após toda a sessão de entrevistas sobre a viagem com o casal, o jornalista Cézar Soares, conversando com Maria Rosa, tomou conhecimento da ajuda que eles destinaram à Escola Alegria, situada próxima à lagoa de Victoria, na Tanzânia, para construção de uma casa e uma escola para crianças da zona rural.
Ao tomar conhecimento disso, o jornalista ficou feliz, e este motim tornou-se uma importante informação que veio enriquecer ainda mais o texto para a TV. Soares, em sua passagem, deu ênfase à mistura da riqueza natural e a pobreza social observadas pelo casal na África, em meio a uma viagem que, aparentemente turística e cheia de belas paisagens, também se transformou em ajuda à pessoas e crianças carentes que sofrem.
De acordo com Maria Rosa Oliveira, “não se compara o Brasil com a África. Existe uma pobreza muito grande em muitos países de lá. Em uma sala de aula que visitei, as crianças estavam bem vestidas, e eu vi nelas a vontade de crescer, de serem educados. Lá trabalha uma professora, que sozinha faz tudo em turno integral, ensina, cozinha, cuida das crianças etc. Então, o que percebi foi uma vontade muito grande dessa professora de proporcionar o melhor aos seus alunos”.
Na ocasião, além da presidente e fundador, se fizeram presentes amigos como Thadeu Gonçalves e Dida Moreno, assim como membros que compõem a equipe da Human Network do Brasil, representada com as presenças de Overland Santana, Vânia Santos e Anna Karenina. “Agradecemos à TV Santa Cruz e à imprensa da nossa região, por divulgar importantes ações e trabalhos, levando informações com responsabilidade, profissionalismo e ética para a comunidade”, destacou o Coordenador Administrativo e Financeiro, Overland Santana.