Mulheres jovens, maduras, umas com mais vivências, outras nem tanto, trocaram através de diálogo suas experiências no curso de costura e expressaram o quanto foi positivo para elas participarem deste aprendizado. Com a instrução da professora Sales Barreto, as alunas afirmaram a perspectiva de possibilidades que a costura proporciona tanto para a vida pessoal, no tocante a confeccionarem e personalizarem as próprias roupas, seja para os filhos ou familiares, como para o lado profissional, no exercício de uma técnica que exige um aperfeiçoamento constante.
A professora Sales destacou o sentido de como a paciência e a perseverança são fundamentais para a realização pessoal e o resultado das peças. "A pessoa que se dedica e concentra sua atenção naquilo que está fazendo, sem desviar o foco e os pensamentos com os problemas pessoais, certamente terá mais êxito na costura. É preciso ter calma e fazer uma coisa de cada vez, aplicando exatamente a técnica que foi ensinada. Mas se a pessoa traz os problemas para dentro da costura, nada dá certo. Os problemas devem ficar do lado de fora, e o exercício da costura ser uma terapia para a cura das coisas que nos preocupam. Com dedicação e perfeccionismo, economizamos o tempo, sem ter que descosturar toda a peça por conta de uma parte que ficou mal feita", orientou sabiamente a professora Sales.
Mais do que uma aula puramente, de transmissão de técnicas, os cursos na Human Network do Brasil, assim como no curso de costura, são verdadeiras aulas de vida, superação, dedicação coletiva e pessoal.
Uma aluna também destacou a necessidade da permanência de um centro profissionalizante em Ilhéus. “Se formos fazer um curso em um estabelecimento privado de forma tradicional, temos que despender um valor mensal muito alto, o que inviabiliza a nossa formação. Com a Human Network do Brasil, temos a chance de fazer um curso reconhecidamente de qualidade e a um custo significativamente muito abaixo do que os que encontramos no mercado”.